Segundo dados da
Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco): Em 2020 o faturamento do
e-commerce brasileiro cresceu 41%, tendo mais de 194 milhões de pedidos feitos
pela internet, tal qual tende a crescer e faturar ainda mais nos próximos anos.
Pensando nisso decidimos trazer as vantagens e desvantagens das vendas online e qual a melhor plataforma de lançamento para seu produto.
Vender online ou
e-commerce, é lançar seu produto ou serviço para ser vendido na internet, seja
através do Facebook, Instagram, loja virtual, marketplace, ou até mesmo pelo
WhatsApp, enfim são diversas as formas de vender online. Mas quais as vantagens
desse meio de venda?
Estar
online possibilita que pessoas de todo o Brasil ou Mundo - venham a conhecer
seu negócio com apenas uma pesquisa no Google proporcionando assim grandes
oportunidades de expansão e fidelização de clientes.
Quanto mais fácil for a realização de uma compra maior o interesse do público. Por exemplo o iFood, é muito mais rápido e prático um pedido online pelo app do que uma ligação ao restaurante ou a ida até o mesmo. Na internet praticidade garantida é muito valorizada.
Diferente
de uma loja física a loja online não para! Seu produto estará 24 horas
por dia, sete dias por semana disponível para compra.
Mas como nem tudo são
flores, as vendas online também têm suas desvantagens:
Comprar
online impossibilita que o cliente tenha qualquer outro contato com o produto a
não ser vê-lo por uma tela, por isso é importante estabelecer uma política de
troca, fornecer boas fotos, descrição e até vídeos sobre seu produto visando
que seu cliente tenha certeza na hora da compra e caso não seja satisfeito
possa trocá-lo.
Um
erro que muitas vezes foge do controle da loja são os atrasos em entregas, que
apesar de não depender do e-commerce e sim do responsável pelo frete, tende a
afetar negativamente os feedbacks de compra em seu negócio.
Apesar
da possibilidade de chats, e-mails e diferentes formas de contato, a carência do
contato cara-a-cara pode vir se tornar um ponto negativo pela falta de
relacionamento pessoal entre vendedor e cliente.
Ingressar no mundo de vendas online parece um pouco complexo de início por isso é importante saber qual a melhor plataforma para seu tipo de negócio, separamos duas plataformas:
Podemos descrever o
Marketplace como um grande mercado ou shopping center. Onde temos diversas
lojas e produtos comercializando em um mesmo lugar, é uma ótima plataforma
para iniciar suas vendas online devido a sua praticidade, porém
para uma marca mais sólida já acaba sendo uma plataforma que pode desvalorizar
seu negócio.
Aqui estão algumas vantagens
do Marketplace:
Como
citado nas vantagens de vender online, o Marketplace é a plataforma certa para
a expansão de seu negócio e crescimento de público online.
Estar
em um marketplace é gratuito, tudo o que você precisa fazer é anunciar da forma
correta e garantir um bom lucro. O resto é garantia da plataforma.
Com
a divulgação de um produto você alcança diversos potenciais compradores que
acabam por conhecer a sua marca através da plataforma que diariamente recebe
milhares de acessos.
Entenda também algumas desvantagens
do Marketplace:
No
Marketplace você não tem a possibilidade de firmar a identidade de sua marca,
visto que o maior destaque está no produto e não em quem está vendendo e
nem em sua visibilidade de negócio.
As
empresas participantes da plataforma acabam dependendo do bom funcionamento e
estabilidade da mesma para ser seu canal de vendas, sem contar também as altas
taxas sobre o valor de venda dos produtos.
Se
destacar no Marketplace não é uma tarefa fácil, são milhares de marcas
anunciando milhares de produtos por diversos preços, perder essa competição é
algo muito fácil sem as estratégias certas.
Uma estratégia de venda
personalizada é ideal para não perder vantagens e se destacar nesse meio.
Nossos consultores podem te ajudar nessa!
Se seu objetivo é fazer sua
marca decolar em vendas online demonstrando qualidade e profissionalismo a loja
virtual é o caminho certo para consolidar sua marca no e-commerce.
Entenda as vantagens:
Seu site, sua loja, sua marca! Ao ter seu próprio site para sua loja virtual você consegue personaliza-lo da melhor forma possível reforçando sua identidade, visão e qualidade. É um ótimo beneficio para marca pois passa profissionalismo, credibilidade e segurança.
Diferente
do marketplace, a loja virtual não tem intermediadores, logo não existem taxas
cobradas sobre a venda de cada produto, porém, existem os gastos com hospedagem
do site e manutenção do mesmo, que apesar de parecer um ponto negativo acaba
gerando mais lucro do que vendas taxadas.
Um
site apenas para sua marca e seus produtos, trilhar o caminho certo para
o aumento de vendas e marketing é um caminho mais fácil quando não tem
competição.
Saiba mais sobre as
vantagens de sua própria loja virtual:
Benefícios da Loja Virtual
E também as desvantagens:
No inicio de sua loja virtual será
necessário um empurrão para os clientes serem atraídos a comprar de sua marca
em seu site, por isso é necessário o investimento em marketing, criação de
promoções, serviços de vantagens, entre outros, diferente do marketplace na
loja virtual os clientes não chegam do nada.
Saber para onde estar indo e que caminho
você deve pegar é essencial para o bom funcionamento de sua loja virtual,
planejar, testar, analisar, atualizar, todos os passos devem ser tomados
visando a melhor experiência para seu cliente.
Iniciar no mundo online pode
parecer uma tarefa difícil, mas uma coisa é certa: Vender Online é o futuro! E
a Web Thomaz sabe como te colocar no mercado online, somos especialistas
nisso!
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