A internet possui mais de 1 bilhão de sites de todos os tipos.
Os endereços servem a diferentes finalidades, indo dos jornais e portais de entretenimento à endereços empresariais e aos de vendas.
Ter um site é muito importante para negócios de vários tamanhos. Reconhecer a sua importância faz total diferença nos resultados.
O site é a porta de entradas das empresas para conseguir maior credibilidade.
O principal objetivo da criação de sites é fazer com que sua empresa seja encontrada de forma rápida e eficaz no meio online.
Quando a Internet surgiu, a criação de sites era uma tarefa bem difícil, exigia conhecimento de linguagens de programação (como por exemplo, HTML).
Com o tempo, várias alternativas foram surgindo. Você pode estar criando seu site sozinho, mas recomendamos fortemente que invista em serviços profissionais de uma agência web, eles podem fazer ou guiar sua empresa a ser encontrada mais facilmente e subir posições nos pesquisadores (Google). Pode ter certeza, será um excelente investimento, pois eles sabem quais são as melhores estratégias para serem usadas de acordo com o seu empreendimento.
Com o avanço da tecnologia, ter um site não é mais uma necessidade para sua empresa, é um dever. Por isso, é necessário você empreendedor, saber alguns pontos sobre criação de sites.
A palavra site no seu sentido textual significa lugar ou sítio, que no caso do website é um local na rede onde se acumula informações, utilizado para apresentação de empresas, serviços, produtos, notícias, informações e vendas.
Mais tecnicamente falando, site é um conjunto de páginas organizados e localizados em um servidor na rede, isto é, documentos de hipertexto acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet.
Imagine o seu site como sua casa, onde você reúne seus móveis (informações do seu site) em cômodos (páginas do seu site). É assim que funciona.
Criado por Tim Berners-Lee, que relacionou a criação de sites com uma teia, web em inglês. Onde, cada nó dessa teia é um local (virtual), que em inglês, como já falado antes, a palavra local significa site.
Quando as pessoas queriam se referir aos nós dessa teia, elas falavam, web site. Assim surgiu o nome para denominar esse conceito novo de local virtual.
Na língua portuguesa a palavra site é mais utilizada que a palavra web, já que é uma palavra estrangeira com apenas um significado.
Você já se perguntou qual o foi o primeiro site a estar online?
Em 1991 por Tim Berners-Lee, considerado o pai da Web, é criada o The Project, a página pioneira na Internet.
O site sob domínio info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html entrou no ar no dia 06 de agosto de 1991. Sem imagens, vídeos ou animações, um site estático.
O site tinha como objetivo inicial permitir que os profissionais do CERN trocassem informações científicas a partir de seus próprios computadores. Deste modo, eles não precisariam estar no mesmo ambiente para saberem sobre o progresso de um projeto, bastando apenas estarem conectados ao servidor online.
Na página, os usuários poderiam buscar informações sobre os códigos precisos para criação de um site semelhante, os softwares utilizados, referência bibliográficas e também o contato do pessoal envolvido no projeto.
O site The Project foi desenvolvido usando um computador da NeXT, empresa fundada em 1985 por Steve Jobs, após ele ser obrigado a deixar o comando da própria Apple.
Como nos dias de hoje, era necessário ter um navegador. Por isso na própria página tem uma área aplicada aos browsers (navegadores) da época. Ali, era possível ter acesso às informações sobre navegadores para diversas plataformas.
A Internet está presente em todas áreas de nossas vidas, seja na hora de trabalhar, estudar, se divertir, encontrar relacionamentos e fazer amigos, comprar, pagar contas e até se consultar sobre uma possível doença (o que não é recomendado).
Podemos dizer que existe sites sobre absolutamente tudo. Mas quantos sites existem hoje?
De acordo com o site Internet Live Stats, que fornece estatísticas em tempo real, o número está perto de 2 bilhões. Para ser mais exato, no momento em que está matéria foi escrita, havia 1.762.231.112 sites em todo mundo.
Em compensação a esse número elevado, a média mundial para o tempo de vida de um site é quase de três meses. Depois disso, muitos endereços deixam de ser atualizados ou perdem frequência de postagens e acabam caindo no esquecimento. Estimativas do Internet Live Stats indicam que 75% dos sites já criados estão vivos, mas não ativos.
Não existe um modelo único a ser seguido quando desenvolvemos um site.
As páginas da web podem e serão muito diferente umas das outras, mas todas tendem a compartilhar componentes padrão semelhantes.
Cada empresa precisa de páginas e recursos específicos. Pense sempre em como o seu cliente vai visualizar as informações, pois o site é porta de entrada do seu negócio.
O que importa, é você empreendedor gostar do seu site e seu cliente se interessar em conhecer mais a empresa e comprar seus produtos e ou serviços.
Um modo efetivo de definir a estrutura de um site é montá-la como se estivesse apresentando sua empresa, produtos e serviços diretamente ao seu cliente.
Agora, vamos conferir as partes básicas de um site:
É a parte superior do seu site. O cabeçalho, normalmente são colocadas as informações principais como nome da marca, seu logotipo e o menu.
Nela se concentra o conteúdo da página, que se diferencia de página para página.
É onde a maioria dos usuários entram, funciona como página principal do seu site.
Se os visitantes encontrarem o que precisam a partir de sua home page, é que o caminho está certo, do contrário, tem muito trabalho a ser feito ainda.
É relacionada a estrutura de páginas, a maneira de como de como as categorias do site estão organizadas.
A arquitetura das informações deve ser planejada de forma que ela possa facilitar a prática dos usuários. O caminho para os dados que os visitantes querem encontrar deve ser simples e fácil e que, a cada clique dado, haja uma aproximação das informações desejadas ou realizar uma tarefa necessária, por exemplo finalizar compra.
É o processo mais importante.
Para entender melhor, um site e-commerce (de vendas), as categorias, como próprio nome diz, seriam as categorias de produtos (eletrodomésticos, maquiagens, joias, roupas, etc) e os conteúdos seriam as descrições de cada produto. Essa descrição do produto, traz uma aproximação com o produto.
Por esse motivo, os conteúdos se tornam a técnica mais importante do seu site.
O esquema de navegação em um site costuma ser o seguinte:
Aparece na parte inferior de seu site que geralmente contém letras pequenas, avisos de direitos autorais, informações de contato ou ícones de redes sociais.
Antigamente, como já pudemos ver, os sites eram estáticos e a maioria contava apenas com blocos de textos e poucas fotos. Com o passar dos anos, essa realidade mudou e todo um mercado virtual foi se consolidando, criando um leque dos diferentes tipos de sites existente para diversas finalidades.
Cada tipo de site está relacionado com o propósito de sua empresa. Antes de reformar ou criar um site, é importante você saber qual é o melhor tipo de site para atender seu negócio.
Mas afinal, qual é o melhor site para seu negócio? Vamos ajuda-lo com essa dúvida. Abaixo listamos os principais tipos de site com suas finalidades e os recursos disponíveis em cada um deles. Confira!
Sites institucionais funcionam como um cartão de visitas online. Em geral é o site mais em conta para produzir, mas tem pouca visibilidade nas buscas.
O site institucional é composto basicamente por três elementos: Home, Produto ou Serviço e Contatos.
Geralmente, esses sites contam com partes mais descritivas sobre a empresa, bem como produtos e ou serviços.
Sites assim são ideais para empresas que querem ter a sua presença profissional na Internet para seus clientes, mas ele é fraco para captar novos clientes nos pesquisadores como o Google.
Esse modelo de site é voltado para quem quer comercializar produtos pela Internet.
Em geral, é utilizado um template (modelo) específico para facilitar a experiência do visitante na hora de comprar. O e-commerce possui um carrinho de compras e também recursos para o cliente efetuar o pagamento online.
São muito bons para lojas de roupas, calçados, jóias, eletrodomésticos ou mesmo serviços delivery.
Mas, para fazê-lo funcionar devidamente, o site deve ser responsivo e seja constantemente atualizado com os produtos dispostos para venda.
O principal objetivo desse site é compartilhar conteúdo.
Os blogs evoluíram muito até chegar ao ponto em que é utilizado como ferramenta profissional e empresarial.
Blogs são páginas online, atualizadas com frequência, que podem servir tanto para pessoal quanto para empresarial. Enquanto as pessoas compartilham as suas principais paizões e pensamentos, as empresas lidam com os medos, os desejos e os interesse do seu público.
É uma forma de comunicação de pessoas e de instituições com o mundo. Os blogs podem se adaptar facilmente a cada necessidade.
Você também pode ter um outro tipo de site e disponibilizar um espaço específico dentro dele para a criação de conteúdo, nesse caso, é um blog dentro de um site.
Toda a informação é carregada em uma única página, à medida que os usuários percorrem o conteúdo. Ao clicar em qualquer opção do menu, o site apenas rola automaticamente até a respectiva seção, não precisando carregar uma nova página.
Os sites one page são altamente responsivos, pois costumam levar menos tempo para carregar.
Por serem bastante intuitivos, eles são ideais para empresas que visam atingir o público mais jovem e ocupado.
São sites de conteúdos diversos com todo foco voltado ao público. Portais são voltados para empresas que trabalham com dados e notícias e precisam atingir um grande número de visitantes todos os dias.
Os portais possuem uma grande quantidade de dados, informações e conteúdos. Esses sites costumam conter na mesma estrutura o ramo de notícias, previsão de tempo, citações, mapas, salas de bate-papo, moda, meteorologia e outras diversas páginas.
Você já deve ter entrada em um portado, basta lembrar do G1 ou do Yahoo!.
Os hotsites são sites temporários, feitos para reforçar alguma campanha de marketing. São desenvolvidos para lançamento de um produto ou serviço que queira dar destaque.
Geralmente, os hotsites têm uma data para entrar no ar e também tem uma data pré-estabelecida para sair do ar.
É extremamente comum esse recurso no setor automotivo, quando há lançamento de um novo carro. O mesmo vale para marcar de roupas, calçados e perfumes que vão lançar uma linha exclusiva.
As landing pages são sites com foco principal em geração de leads, oportunidades ou clientes. Elas possuem elementos estratégicos e atraentes voltados diretamente para a conversão dos visitantes.
Conversões são ações que a landing page irá realizar com o preenchimento de um formulário para fazer o download por exemplo de uma apresentação comercial. Depois que o visitante insere os dados, você tem acesso a esse contato, e utilizará para se relacionar e realizar possíveis negócios.
Campanhas específicas em links patrocinados, redes sociais e outros, costumas direcionar seus visitantes para a landing pages.
A criação um site hoje tornou-se uma ferramenta indispensável para uma empresa, permitindo que os usuários conheçam seus produtos e serviços por meio de uma tela de computador ou celular.
O grande desafio de desenvolver um site, está em criar uma página web que seja relevante e atrativa, além de considerar outras estratégias importante no meio online.
Quando falamos de criação de sites existe alguns processos. Você, sabe o que é preciso para criar um site de sucesso?
Sempre rola algumas perguntas: O que é domínio? Tenho que pagar mensalmente? O que é hospedagem? Como vou atualizar meu blog?
Estas são algumas das perguntas que muitos têm neste momento inicial em criar um site e, aqui estamos para auxiliar nestas respostas.
Para abrir uma empresa ou qualquer loja física é necessário ter um endereço fixo, não é mesmo? Com o site é a mesma coisa.
Domínio é o endereço do seu site, é o nome do seu endereço na Internet, o que vai identificar sua empresa. É o que aparece depois do www. em sites ou após o @ nos e-mails.
Escolher um bom nome não é fácil, pois é a forma como as pessoas vão lhe encontrar e se lembrar do seu negócio. Normalmente os domínios são registrados com o nome da empresa ou do projeto, mas eles precisam ser bem claros, curtos, amigável e fácil de lembrar.
Visto como autoridade, os domínios precisam ser registrados a fim de verificar que não existe nenhum outro igual. A própria ferramenta pode confirmar se o nome escolhido está disponível ou não para uso.
Mas, o nome não é a única escolha a ser feita. É necessário também, decidir qual a extensão o acompanhará. Existem várias categorias de domínio. No Brasil as mais comuns são .com e .com.br e que acabam gerando mais confiança para o usuário.
Porém, você pode usar categorias mais específica para seu negócio. Por exemplo a .edu são domínios de sites relacionados à educação e o .gov dos sites relacionados ao governo.
Ter um nome é só o primeiro passo. O segundo é encontrar um local na web que possa acolhê-lo, e a única maneira de fazer isso é por meio de um provedor, ou seja, uma hospedagem.
Ter um site significa que você precisa de uma hospedagem.
É ali que fica todas as informações, imagens, vídeos, ou qualquer conteúdo acessível pela Internet. Seria como uma prateleira virtual.
Hoje em dia, hospedar um site se tornou mais simples, por exemplo, alguns provadores até dispensam conhecimentos técnicos em programação.
Mas este serviço precisa ser confiável, por isso busque referências.
É bom você saber que cada provedor de hospedagem pode oferecer diferentes pacotes e preços que variam de acordo com a capacidade de armazenamento, o número de pessoas acessando o site e tráfego em geral. Por isso, é interessante pesquisar a melhor hospedagem de acordo com as suas necessidades.
Por mais que o layout não seja um fator de pontuação dentro dos pesquisadores, é por meio dele que as pessoas vão decidir ficar ou não no seu site.
Não é ótimo quando você acessa um site que, além de ser extremamente fácil de navegar, tem um visual agradável?
Um layout personalizado pode transformar a imagem da sua empresa. Ele fará parte da identificação da sua empresa, então escolher o mais adequado é uma estratégia de marketing e impactará diretamente no tráfego e nos resultados.
Por exemplo, para um fisioterapeuta, os melhores templates devem ser em tonalidade capazes de criar uma página mais relaxante e acolhedora, com imagens de massagens, equipamentos e tratamentos voltados à área.
Escolha um layout que tenha características compatíveis às da sua empresa. Transmita credibilidade, confiança e atribua mais valor agregado.
A programação é um dos pontos mais importantes do processo.
Um site bem programado e preparado para aparecer nos buscadores tende a ser muito melhor verificado na Internet.
Você precisa confiar em quem vai desenvolver o seu site, por isso, contrate um bom profissional.
Está implícito que quando você acessa um site você está buscando conteúdo. Às vezes, você está procurando apenas o número de telefone e endereço ou o horário de atendimento da sua empresa. Em outras situações, você está em busca de um texto técnico, como por exemplo, sintomas do vírus Covid-19.
Para atrair visitantes (clientes em potencial) para o seu site, é necessário que ele tenha atrativos que façam essas pessoas terem vontade de ver aquilo que você está oferecendo.
Por isso, é de extrema importância criar conteúdos de qualidade, originais, relevantes e sem erros gramaticais. Procure proporcionar informações que os seus clientes estejam buscando, de uma forma simplificada que quaisquer pessoas possam entender.
Além disso, é basicamente através de conteúdos relevantes que os robôs de busca analisam a Internet. Por tanto, se no seu site tem um ótimo artigo, mais clientes os buscadores irão encaminhar para o seu site.
Mas lembre-se, não copie e cole conteúdos de outros sites.
Site no ar, tudo pronto. Agora é gerenciar e atualizar o seu site.
Um site sem atualização gradativamente perde colocação na Internet. Por isso, desenvolva um planejamento e priorize manutenções periódicas. Crie, no mínimo, um conteúdo mensal.
É fundamental ter o controle de algumas informações como acompanhar os acessos do seu site ou as páginas mais acessadas. Instale ferramentas de análise, como o Google Analytics, pois com essas informações você pode avaliar se o seu site está no caminho correto ou não.
Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança. Ele permite que um servidor web e um navegador troquem informações em total segurança e em sigilo.
Milhões de consumidores reconhecem o cadeado dourado que aparece nos navegadores quando estão acessando um site seguro.
Com o certificado SSL você:
- Ganha vantagem competitiva por mostrar ser um site confiável;
- Oferece garantia para os seus consumidores que seus dados não serão adulterados ou forjados;
- Garante que os dados importantes dos seus consumidores trafeguem com segurança sob criptografia forte.
Provavelmente você já deve ter escutado falar em sites responsivos. Mas você sabe o que isso quer dizer?
Sites responsivos são aqueles desenvolvidos para funcionar em qualquer tipo de dispositivo (PC, celular, tablet, TV, etc).
Os sites responsivos vêm cada vez mais ganhando forças.
É essencial nos dias de hoje que você tenha um site com tecnologia responsiva, pois as pessoas passam muito tempo conectas em seus celulares e acabam por fazer absolutamente tudo neste aparelho. Assim, você consegue abranger maior número de usuários.
Facilitar mais o acesso e visualização do site de sua empresa traz maior credibilidade ao seu negócio.
Você sabe qual a importância do SEO para o seu site?
O SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Motores de Busca), é uma sigla bastante falada no marketing digital. Essa sigla possui um grande poder e, quando bem administradas, podem aumentar o tráfego de um site, assim como alcançar os resultados desejados.
Afinal, o que SEO? SEO são estratégias que visam melhorar o ranking nos resultados de motores de busca sem que você pague por isso.
Chamamos isso de posicionamento orgânico. Pesquisas afirmam que mais da maioria das pessoas não vão para a segunda página de pesquisa do Google.
Por isso, se o seu site não conquistar uma boa posição nos buscadores (Google, Bing ou Yahoo!), é possível que os clientes não encontrem os seus produtos e serviços de imediato.
Os buscadores usam algoritmos (que mudam constantemente) para medir a importância de um site, considerando pontos como número de visitantes, permanência na página, taxas de rejeição, quantidade de links externos e internos, etc. Portanto, o SEO é utilizado para melhorar essas diretrizes e conquistar um bom posicionamento no Google.
Colocar um anúncio no Google pode ser a entrada para um caminho de sucesso para sua empresa usando a Internet.
Esses anúncios pagos geralmente são exibidos nas três primeiras posições dos resultados do Google, de forma destacada.
Anunciantes são empresas ou pessoas cadastradas no Google AdWords, que é uma ferramenta de links patrocinados do Google. Os anúncios são pagos cada vez que é clicado por algum usuário.
É o Google que determina a posição de cada anúncio, através de um leilão instantâneo.
É preciso ter qualidade em seu anúncio, pois o Google investe muito esforço para fornecer o melhor e mais relevantes conteúdos para seus usuários. Simplesmente pagar um pouco mais pelo clique não vai fazer com que seu anúncio seja melhor posicionado.
Quanto custa um site? Existe alguma tabela de preços para a criação de site? Qual orçamento devo reservar para isso? É isso que você deve estar se perguntando depois de saber como tudo funciona.
Primeiro, você deve saber que valores exatos são muito difíceis de encontrar, a faixa de preços varia muito no mercado.
Você pode encontrar empresas ou pessoas oferecendo seus serviços por R$300,00, normalmente esses sites costumam ser amadores ou então soluções prontas e não exclusivas. Também vai encontrar empresas com maior qualidade, que irão cobrar para desenvolver um site na faixa de R$2.000,00 até R$10.000,00. E ainda existem as agências que cobram a partir de R$30.000,00 que são sites com uma elaboração mais complexa.
Quanto mais detalhes e funcionalidades específicas você desejar, mais trabalho, isso significa mais caro.
Existem os fatores que irão impactar no preço final do projeto, mas que são fundamentais, que como já citamos, hospedagem, domínio e o desenvolvimento exclusivo do seu site.
Mas, você irá encontrar no mercado muitos sites prontos e gratuitos, mas NÃO RECOMENDAMOS.
Essa é uma das primeiras questões que nossos clientes perguntam na hora de negociar a criação do site.
O prazo de criação pode variar muito de acordo com a quantidade de informações e programação que o site precisa para ficar online. Quanto mais funcionalidades, páginas e aperfeiçoamento de layout, maior é o prazo para finalizar o desenvolvimento do projeto.
O tipo de site que você escolheu também influenciará o tempo de criação.
Esse tempo de criação pode variar entre 15 dias a 2 meses.
Existem duas partes que ficarão responsáveis pelo tempo de criação do site: a empresa que quer o site (você cliente) e a empresa que vai desenvolver o site (nós agência).
- Responsabilidades principais da agência: criação de layout, estruturação, programação, criação de contas de e-mail, ajustes adequados dos serviços de DNS.
- Responsabilidades principais do cliente: fornecimento do material institucional, participação na aprovação do material, acompanhamento e monitoramento do serviço.
DICA: quanto mais rápido você fornecer os materiais, menor será o prazo de entrega do seu site.
Infelizmente, a Internet acabou gerando a cultura do grátis, ou seja, as pessoas passaram a buscar no meio digital produtos que não geram custos. Algumas empresas se tornaram aliadas a esse movimento, um erro bastante comum e de extrema gravidade.
Pesquisas apontam que 97% dos sites criados de forma amadora fracassam. Os fatores para que isso ocorra são os mais variados e a falta de conhecimento acaba ajudando a crescer essa estatística.
São muitos processos que envolvem um site, então, a melhor solução para criar um site é contratar uma agência especializada para que você alcance os objetivos desejados.
Contratando uma empresa especializada você:
O grau de especialização da equipe é o principal diferencial oferecido por uma empresa especializada em criação de sites. Empresas desse ramo, são qualificados no assunto, contam com profissionais com conhecimento exclusivo para esse tema.
Algumas linguagens de programação são dominadas apenas por profissionais experientes, que se encontram dentro de uma agência digital. Vale destacar que esses profissionais costumar dar auxilio em todas as questões ligadas ao site, tais como e-mail marketing, configurações de e-mails, domínio e hospedagem.
Em uma agência o foco da equipe é a comunicação em tempo real.
Com a correria do dia a dia, tempo para um empresário é muito importante. Ganhar tempo significa vender mais e ter mais negócio em andamento.
Construir um site requer bastante tempo e nem sempre você empresários tem tempo e disposição para esse negócio.
O melhor a fazer, é você entregar esse serviço nas mãos de uma equipe que entende do assunto. Contratar uma agência de uma ampla experiência profissional, vai lhe oferecer vários benefícios.
Ao contratar uma agência especializada em criação de sites, você tem a certeza que serão utilizadas as ferramentas certas para o seu negócio.
Um exemplo bem simples, é que você deve levar em consideração o mundo responsivo, uma vez que a maioria das buscas vem através de smartphones e tablets. Logo, durante o desenvolvimento do seu site, é fundamental que ele seja adaptado para esses dispositivos.
Não se esqueça que existem empresas que englobam criatividade, conhecimento técnico em HTML e especialistas em SEO, sendo essas capacidades importantes para deixar o seu site mais acessível e disponível.
O orçamento é um ponto delicado dentro das empresas, principalmente com o atual momento da economia. Contudo, uma solução mais barata hoje, pode atingir negativamente o seu lucro no futuro.
Um site desenvolvido por pessoas despreparadas acaba passando uma imagem errada para os visitantes. Como já comentado nesse artigo, é importante usar combinação de cores e fonte para seu site ter credibilidade. E só um profissional especializado em criação de sites é capaz de oferecer esse serviço.
Não perca mais tempo, comece a planejar agora mesmo o seu site!
Nós da Web Thomaz, temos uma equipe altamente qualificada que pode te ajudar através dos serviços de desenvolvimento web, a criar o melhor site para sua empresa e ajudar seus clientes te encontrarem para você vender mais.