Tudo sobre as campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads

Tudo sobre as campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads

É difícil conhecer alguém que não esteja em alguma rede social. 

Quase metade de pessoas do mundo estão conectadas em alguma rede social, são 3,5 bilhões de usuários. E a grande maioria, 3,4 bilhões, acessam as redes sociais usando celulares. A faixa etária de 16 a 34 anos representa a maior parte dos usuários. 

Globalmente, as pessoas gastam quase 150 minutos (2 horas e meia) por dia nas mídias sociais. O Brasil é o segundo em ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais, com 225 minutos diariamente.  

O Facebook é a rede mais popular, chegou a 1,7 bilhões de usuários em todo o mundo e, desse total, mais de 127 milhões são brasileiros, lembrando que o Brasil possui mais de 209 milhões de habitantes e pouco mais de 107 milhões de pessoas estão conectadas à Internet. Isso quer dizer que, metade da população brasileira está na rede. 

Outra estatística interessante, é que desse 127 milhões de brasileiros conectados ao Facebook, 67% acessam a rede diariamente

Já o Instagram, continua a crescer como uma das redes sociais mais populares em todas as idades, locais e marcas. O Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. 

Mais de 500 milhões de usuários usam o Instagram diariamente, tendo mais de 4,2 bilhões de curtidas diariamente. No Brasil, a marca chegou em 50 milhões de usuários ativos por dia. 

O Instagram tem uma base de usuários intensa e possui taxas de engajamento por postagem superiores às de qualquer outra plataforma social

Você consegue imaginar o número de possibilidades para o seu negócio com o Facebook e Instagram?

Com o crescimento de novos usuários e novos conteúdos publicados por dia, está cada vez mais difícil exibir seu conteúdo para os seus seguidores, são muitas empresas disputando a atenção limitado do usuário.

Por isso, por melhor que sejam seus conteúdos a fim de aumentar seu alcance orgânico, um empurrãozinho pago é essência para conseguir ótimos resultados.

Mas vários empresários dizem que investir na plataforma é perda de tempo e dinheiro, saiba que eles estão completamente enganados.

É muito provável que os argumentos usados por eles são relacionados a empresas que não estão tendo retorno em seus investimentos no Facebook, mas isso vai totalmente contra a mais de 1 milhão de empresas que investem por ano cerca de 8 milhões de dólares em anúncios do Facebook!

Nos últimos anos, houve um crescimento de 680% em todo o investimento direcionado ao Facebook e Instagram Ads.

Para que seus resultados no Facebook Ads e Instagram Ads sejam positivos, vamos compartilhar com você tudo o que precisa saber sobre as plataformas.


Facebook Ads: o que é? 

Uma pergunta que muitas pessoas fazem: ‘O que é Facebook Ads?’ 

O Facebook Ads é o serviço de campanhas pagas que o Facebook oferece para que empresas e pessoas possam divulgar algum produto ou serviços na rede social e alcançar melhores resultados do que uma simples postagem na sua página. 

O Facebook Ads é hoje uma das mídias pagas mais eficientes para o marketing digital. Possui uma grande variedade de formatos para campanha, não se limitando apenas aos textos. Isso gera maiores possibilidades de conversão de acordo com seu público. 

Além disso, a plataforma é extremamente eficaz graças às diversas opções de segmentação disponíveis, você pode detalhar o perfil do público que você deseja alcançar, gerando um maior número de conversões. 

O Facebook Ads é parecido com o Goolge AdWords, mas a grande vantagem é que os anúncios criados com essa ferramenta aparecem no meio do feed do Facebook e se camuflam entre outras postagens orgânicas, fazendo com que mais pessoas cliquem nesse anúncio. 

Na atualidade, a rede social conta com 3 milhões de anunciantes no mundo inteiro, então, a melhor sugestão que podemos dar, é que você comece a anunciar hoje mesmo.



Instagram Ads

O Instagram Ads tem se destacado quando falamos em investir em publicidade de uma forma prática, moderna e eficiente de aumentar as vendas de qualquer segmento de empresa. 

O Instagram Ads é uma ferramenta que possibilita criar e divulgar anúncios nos Instagram. Ele é um recurso bastante parecido com o Facebook Ads, além de ser tão eficiente quanto.

E pode parecer estranho, mas os anúncios do Instagram são criados no Facebook, através do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Isso ocorre pois em 2012 o Facebook comprou a rede social Instagram.

Através dessa ferramenta, você pode ganhar mais seguidores e curtidas no Instagram, tornar a visibilidade da sua empresa maior, construiu a identidade da sua marca, aumentar o tráfego do seu site e aumentar suas vendas.

Pesquisas realizadas pela própria plataforma, 60% dos usuários afirmam ter descoberto novas marcas através do Instagram. Além disso, oito em cada dez pessoas seguem pelo menos uma conta de empresa.

São número como esses que afirmam que o Instagram é a rede social com maior taxa de engajamento entre todas as outras.

Então, concluímos: o Instagram Ads é uma das formas mais eficientes de divulgar sua empresa.



Como é feito um anúncio

Ao criar um anúncio, quem não tem conhecimento sobre, se depara com alguns pontos com os quais não tem contato todos os dias e eles são partes importante da construção dos anúncios. 

Como um quebra-cabeça, as partes se encaixam perfeitamente para criar o melhor anúncio.

Um anúncio pode ter diferentes formatos, pode ser como imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia e stories. E eles irão aparecer para seus potenciais clientes em vários lugares: na rolagem do feed, nos stories, no market place, nos jogos, nos aplicativos, nos vídeos e na coluna direita do Facebook. 


Objetivo

Mas para você anunciar nessas redes sociais, você precisa ter um objetivo para alcançar com os anúncios que você quer veicular, e o Facebook oferece diversos tipos de anúncios para que o objetivo da sua campanha seja alcançado.


Os principais tipos de anúncios:

Reconhecimento da marca

O reconhecimento da marca tem como objetivo criar anúncio para quem deseja gerar mais interesse do público em sua empresa. 

Vamos supor que você vai abrir um escritório de arquitetura e precisa que as pessoas saibam dessa novidade. Com o reconhecimento de marca, você pode alcançar pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios e conhecer a sua empresa.


Alcance

O alcance é para quem deseja atingir o maior número de pessoas com uma publicação. O Facebook vai exibir o seu anúncio para o máximo de pessoas possíveis dentro da segmentação que você criou e do orçamento escolhido. 

Um exemplo, digamos que você tenha um negócio local, como um salão de beleza, e está fazendo uma promoção para atrair mais clientes. Você pode mostrar o seu anúncio da promoção para o maior número de pessoas que moram na região. 


Envolvimento

O envolvimento gera reações para o post ou para página. Em outras palavras, esse objetivo é utilizado para aumentas curtidas, comentários e compartilhamentos.


Tráfego

O objetivo de tráfego é criar anúncio que levam as pessoas para fora do Facebook. Ou seja, você pode levar mais pessoas para seu site.

Por exemplo, se você tem um restaurante e deseja que as pessoas conheçam o seu cardápio, você pode criar anúncios de tráfego para o seu site. Nesse link externo, as pessoas vão encontrar seus pratos.


Instalação de aplicativos

Os anúncios de instalação de aplicativos são importantes para você que quer ter mais acessos dentro do seu app

Com ele, você pode enviar as pessoas diretamente para a loja de aplicativos do celular do usuário e aumentar ainda mais os downloads. 


Visualizações de vídeo

Se você deseja gerar mais visualizações em seu vídeo, não existe nada melhor do que o objetivo do anúncio ser visualizações do vídeo.

Por exemplo, você pode usar em lançamentos de produtos. Digamos que você tenha uma hamburgueria e vai lançar um novo lanche para seus clientes. Você pode escolher esse objetivo para aumentar a visualização do vídeo do seu produto sendo preparado – para chamar a atenção de mais pessoas. 

Outro tipo de vídeo que você pode fazer, são os de bastidores. Quem tem fábrica, cafeteria, agência de turismo ou qualquer tipo de negócio, pode usar esse objetivo para mostrar mais seu negócio. 


Geração de cadastros

Se você quer gerar mais leads para a sua empresa, o melhor dos objetivos de anúncio do Facebook é o de geração de cadastros. 

Pessoas com interesse em seu negócio preenche um formulário, sem sair do Facebook, com informações de contato, como telefone e –mail, para você! 


Mensagens

O principal objetivo das campanhas de mensagens é redirecionar o usuário para o Facebook Messenger ou WhatsApp e incentiva-lo a iniciar uma conversa com o anunciante. 


Conversões

O objetivo de conversões é aumentar os resultados de interesse potencial do seu negócio dentro do seu site ou aplicativo. Por exemplo, registros, ativação de avaliação gratuita, comprar e assim por diante. 

Se você tem uma loja de joias online, pode enviar seus clientes para fechar uma venda ou preencher um cadastro no seu site. 


Vendas de catálogo

O objetivo é mostrar produtos de seu site em um anúncio dinâmico para o público-alvo com a finalidade de vender essas mercadorias. 

Você cria um modelo padrão de anúncio e disponibiliza a o Facebook o seu catálogo de produtos ou serviços. O próprio Facebook vai puxar automaticamente imagens, quantidade de estoque e até os preços para colocar em seu anúncio. 

Por exemplo, você tem uma loja de roupas. Você pode informar ao Facebook o seu catálogo de produtos e as informações sobre cada peça. Com isso, você cria anúncios mais específico e com informações que chamam a atenção.


Visitas ao estabelecimento

Se você tem apena a loja física e acha que anunciar não é uma boa para o seu negócio, você está muito enganado

O Facebook tem um objetivo de anúncio feito especialmente para promover negócios locais

Com esse tipo de anúncio, você pode chamar a atenção de clientes em potencial em um raio geográfico especificado, perto de onde sua loja física está localizada, direcionando-as para a loja e assim, fechando mais vendas




A plataforma do Facebook é a solução de publicidade mais poderosa no mercado de anúncios direcionados. 

Como mostramos, ele oferece uma variedade de diferentes objetivos de marketing e cada um deles visa resolver um problema de negócio específico. 


Criativo

É importante entender que o Facebook também preza pela sua marca e como ela é vista.

Caso o anúncio não chame atenção do público-consumidor, é bem provável que você esteja apenas gastando dinheiro fora. 

A parte criativa de um anúncio é composta por todos os elementos relacionados à sua marca, sejam eles gráficos (o que compões visualmente o seu anúncio – textos, imagens, vídeos) ou não. 

Uma marca forte consegue transmitir a sua mensagem via anúncios e cria campanhas que conseguem atingir os seus objetivos.

Um anúncio é baseado em todos os esforços necessários para atingir um objetivo definido – curtidas, seguidores, cliques em um site ou download de aplicativos



Segmentação de público 

Você criou uma campanha impecável no Facebook, com imagens incríveis, conteúdos relevantes e uma copy perfeita. Mas, os resultados não saíram como você estava esperando e o anúncio não deu retorno. 

Muitos anunciantes criam conteúdos interessantes e bem produzidos mas esquecem de um detalhe fundamental: a segmentação do público-alvo corretamente

É uma das maiores vantagens da plataforma de anúncios do Facebook e Instagram: a possibilidade de personalizar o público para segmenta-lo.

Assim, é possível criar um público ideal para o seu anúncio, além da possibilidade de ter vários públicos diferentes para anúncio e objetivos diferentes.

Quanto mais otimizada e precisa for a segmentação que você fizer, maiores as chances de seu anúncio ser exibido para compradores em potencial.

Seu anúncio pode aparecer para o cliente certo com o Facebook e Instagram Ads, são mais de 800 opções de segmentação.



Compra de anúncios

Ao comprar anúncios, existem algumas formas que são muito usadas:

Custo por ação

É o custo médio que você vai pagar por ação que o usuário realiza nos seus anúncios. Quando mais ações (cliques/interações) possuir no seu anúncio, menor vai ser o seu custo por ação.


Custo por clique

É quando você paga por cada clique realizado no seu anúncio. 


CPM (custo por 1.000 impressões)

Mede o valor total gasto em uma campanha de anúncios, dividido pelas impressões, multiplicado por 1.000.

Um exemplo, se você gastou R$50,00 e recebeu 10.000 impressões, seu COM foi de R$5,00)


Hora de anunciar!

Chega a hora de anunciar, o anúncio inclui ser criativo (imagem e textos), a sua audiência e a forma de pagamento por esse anúncio.

O seu anúncio irá aparecer no feed e aumentará significativamente o seu alcance

Uma grande vantagem é conseguir direcionar o seu post para diferentes grupos, baseados no seu desempenho.



Administração

Criação e configuração profissional do seu gerenciador de negócios

Tudo começa com uma boa base administrativa. Se você não souber configurar seu gerenciador de negócios, isso pode te gerar inúmeros problemas depois!

Criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook ajuda a organizar melhor seus anúncios e sua página – principalmente se você tiver mais do que uma.

O Gerenciador de Negócio deixa sua página mais profissional: você a comanda a partir do Facebook Business e não mais por meio da sua conta pessoal.

Em apenas um lugar você pode gerenciar tudo referente ao marketing no Facebook, com acesso a vários recursos e maneiras de publicidade.



Ajustes e configurações do seu gerenciador de anúncios

Esse é o cara que vai ser o nosso motor das campanhas, configurá-lo corretamente é muito importante, pois é a partir dele que todas as suas campanhas irão se comportar! 

O gerenciador de anúncio é uma ferramenta onde você pode criar e gerenciar seus anúncios do Facebook. Nela, é possível criar uma campanha de anúncios, gerenciar vários anúncios de uma vez só e ver os desempenhos de cada anúncio seu.


Compra de tráfego

Essa ação está atraindo cada vez mais pessoas. 

Comprar tráfego nada mais é do que o conjunto de estratégias em que será necessário investir dinheiro para atrair pessoas para sua oferta.

Tenha como missão gerar retorno positivo sobre o seu investimento. Integrr ferramentas e processos que geram tráfego de qualidade para sua página.


Forma de pagamento

Escolha a melhor forma de pagamento para suas campanhas. No Facebook existe 3 opções de pagamento para conta de anúncios: boleto bancário, cartão de crédito ou PayPal.

Lembrando que se você escolher utilizar cartão de crédito na conta de anúncios, não poderá mudar posteriormente para boleto. Da mesma forma, se você opte por boleto, não é possível alterar para cartão depois. 

Na opção PayPal, destacamos uma situação com qual você deve se atentar. Caso queira utilizar uma moeda que não é aceita pela plataforma, você precisa converter sua moeda por meio do PayPal para alterar o saldo para uma moeda aceita. 



Gestão de orçamento

Uma gestão de orçamento é o valor que você deseja gastar para divulgar seus anúncios de forma mais eficiente para obter os melhores resultados.

Ela ajuda a controlar seus custos gerais em um conjunto de anúncios (ou campanha) da mesma forma que uma estratégia de lance ajuda a controlar seu custo por resultados.

Existe dois tipos de orçamento:

*Orçamento diário: valor que você pretende gastar em uma campanha todos os dias.

*Orçamento vitalício: valor que você está disposto a gastar ao longo de todo tempo determinado de veiculação do anúncio.


Tráfego

Definição dos objetivos da campanha 

A definição dos objetivos é a parte mais importante quando você está criando suas campanhas no Facebook ou Instagram.

E como mostramos anteriormente, são muito objetivos que o plataforma proporciona. Por isso nossa equipe analisa e escolhe aquele que mais se adequá ao seu negócio.


Conjunto de anúncios

É importante ter bastante atenção nessa fase, pois aqui será especificado quem verá os anúncios. É no conjunto de anúncios que vamos estipular a estratégia de direcionamento, orçamento, programação, lances (opcional) e posicionamento.


Criação de anúncios

Não basta apenas comunicar, é necessário personalizar, converter, dialogar e gerar conteúdo relevante para atingir o consumidor. Crie anúncios sempre com a proposta de destacar sua empresa em relação aos dos concorrentes.


Criação dos públicos personalizados

Tem sido de grande ajuda para empreendedores terem acesso a um público específico, fazendo da sua campanha um tiro certeiro e focado, dentro da vastidão da rede social.


Criação dos públicos semelhantes

Você pode aumentar o seu público no Facebook ou Instagram, basta criar um público semelhante. Assim, você poderá direcionar anúncios para pessoas com características em comum com seu público de origem.


Configuração correta do pixel

O pixel do Facebook é uma ferramenta de análise de ações que as pessoas realizam na sua página– seja para analisar o comportamento dos consumidores, seja para mensurar ou integrar campanhas publicitárias.

Para se trabalhar com esse recurso, é recomendável ter alguma experiência ou conhecimento sobre os serviços de marketing da plataforma.


Revisão e política de anúncios

Antes de publicar um anúncio não podemos esquecer as políticas do Facebook, elas são fundamentais para classificar se o seu anúncio será divulgado ou não

Para evitar que a exibição do seu anúncio seja bloqueada ou sua conta seja suspensa, crie e revise cada anúncio de acordo com as políticas do Facebook. 

Saiba sobre todas as políticas de publicidade do Facebook


Criativo 

Criação de suas páginas oficiais 

Você deve criar uma página para sua empresa e não um perfil pessoal. 

A página deve transmitir profissionalismo e mostrar para seu cliente que você entende do assunto do qual presta serviço. 


Configurações adequadas para o seu negócio 

Definir as configurações adequadas para o seu negócio oferece um melhor controle dos seus ativos e informações.

Sua página deve estar pronta para ações de marketing digital, com foco em melhorar a visibilidade do seu negócio para seus clientes.


Criação de artes

Crie artes com um design moderno e clean, seguindo sempre a identidade visual da sua marca. Sempre com o objetivo de apresentar sua empresa de forma profissional na Internet.


Redação de legendas 

Conteúdos atrativos e relevantes que geram compartilhamento e interações com sua marca.


Publicação, programação dos posts e campanhas

Publique seus posts conforme o seu planejamento. 




Otimização

Gerenciamento das campanhas

Anúncios e campanhas digitais bem gerenciadas valem cada centavo do seu investimento.

Gerencie suas campanhas, garantindo o melhor retorno para você e sua empresa.


Otimização dos anúncios 

Ter total domínio sobre as métricas também é fundamental para a objetividade de cada otimização. 

Otimize seus anúncios para obter os máximos de resultados da maneira mais eficiente possível. 


Relatórios operacionais

Tenha acesso à relatórios periódicos, com as informações mais importantes para o seu negócio, principalmente informações sobre o desempenho do seu anúncio, o que funciona e o que precisa ser melhorado. Foque nos resultados como meta para o sucesso da sua campanha online.


Resultados 

Comparar os resultados de campanhas anteriores às de novas campanhas é uma maneira importante de saber se estamos alcançando resultados melhores. 

Analise cada resultado e verifique os melhores tipos de anúncio foram mais eficazes para o público. Altere o que for necessário, pause o que não está dando certo e melhore o que está trazendo resultados. 


Ter sucesso com Facebook Ads e Instagram Ads é um processo constante. 

Não existe dúvida de que você precisa começar uma campanha de Ads hoje mesmo! Com mais de 2 bilhão de usuários, as possibilidades de crescimento da sua marca, engajamento social e vendas são muito grandes.

Agora é hora de criar a sua campanha de sucesso!