Você já deve ter ouvido falar em taxa de conversão, certo? Se você está iniciando ou já administra uma loja online, é essencial compreender o que essa métrica significa e por que ela desempenha um papel fundamental no sucesso do seu negócio digital.
Vamos descomplicar essa métrica e entender por que ela é tão relevante para o seu empreendimento online.
A taxa de conversão é uma métrica que mede o sucesso de uma ação específica em seu site. Ela é calculada pela porcentagem entre o número de visitantes das suas páginas e o número de pessoas que realizaram a ação desejada, seja preenchendo um formulário, fazendo uma compra, ou qualquer outra ação que você deseja mensurar.
Tudo depende do que você espera do seu visitante. Conversões podem ser diversas, desde preenchimento de formulários até a finalização de uma compra, cadastros para ganhar cupons de desconto, downloads de catálogo, entre outros. Você pode medir a taxa de conversão de qualquer coisa dentro do seu e-commerce.
Para isso, é necessário acompanhar os números das suas ações de marketing, tudo o que você planejou para conquistar suas vendas. Essa análise de métricas é muito importante para você ter um parâmetro de como está sendo os desempenhos das suas estratégias.
Visitantes para leads: a primeira etapa é medir a taxa de conversão de visitantes em leads. Por exemplo, você pode querer calcular a taxa de conversão de uma landing page com oferta de um cupom de desconto. Nesse caso, a taxa de conversão é calculada considerando o número total de visitantes da página versus o número de visitantes que preencheram seus dados e utilizaram o cupom de desconto disponibilizado naquela lading page.
Leads para oportunidades: depois que sua empresa obtém os dados de contato de um consumidor, ele se torna um lead. Aqui, é necessário começar a trabalhar em ações para qualificar esse contato, fornecendo informações relevantes e despertando seu interesse nos produtos da sua loja virtual. Nessa etapa, você pode acompanhar as taxas de conversão em leads qualificados ou em oportunidades.
Oportunidades para clientes: finalmente, quando os consumidores se tornam oportunidades de negócio, você coloca em ação as estratégias comerciais para a venda acontecer. Aqui entra a negociação, o atendimento ao cliente, alguma dúvida que ele precisa tirar antes de concluir a compra. Essa é a etapa que todos os empreendedores querem (e devem) chegar.
Um cliente em potencial pode chegar direto na última etapa e de cara já finalizar a compra em sua loja online. Esse é um lead qualificado, que sabe qual o produto que procura, encontrou e está pronto para finalizar a compra.
Agora, você deve estar se perguntando por que se preocupar tanto com essa tal taxa de conversão. A resposta é simples: essa métrica é uma das mais importantes para quem investe no digital. Ela mostra o sucesso das campanhas e se os esforços estão trazendo os resultados desejados.
A taxa de conversão é uma das melhores maneiras de medir o desempenho de suas campanhas dentro do e-commerce. Quanto melhor for sua taxa de conversão, melhores serão os resultados e as estratégias que você está aplicando. Com o tempo, você vai otimizando todo esse processo, sabendo qual o caminho mais propício para seus clientes concluírem um pedido.
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