A escolha de uma plataforma de ecommerce open source é muito importante, porque, dependendo da plataforma
escolhida, a velocidade e o custo das implementações podem variar bastante.
Existem plataformas que, embora sejam boas, nós da Web Thomaz não as consideramos mais como boas escolhas dependendo do projeto; pelo menos, não mais em 2023.
Somos um parceiro oficial da Opencart Brasil e, atualmente, já temos mais de 500 lojas criadas com a plataforma Opencart. Portanto, podemos afirmar que estamos plenamente satisfeitos e que continuaremos trabalhando com ela.
De bate-pronto, vamos iniciar com uma dúvida muito pertinente e comum de quem busca escolher a melhor plataforma ecommerce para suas necessidades.
A resposta é um claro e objetivo não. Muito pelo contrário, a plataforma Opencart já é uma das mais usadas no mundo, com milhares de lojas virtuais bem sucedidas vendendo milhões neste exato momento e sempre evoluindo.
Se você está com dúvida em relação aos recursos Opencart, se eles são suficientes para não deixar sua loja desamparada, essa dúvida morre aqui. Vamos entender o motivo.
Além de vários recursos e módulos Opencart nativos já testados e prontos para uso, existem mais de 13.000 extensões Opencart no repositório oficial, disponíveis para uso a qualquer momento, tanto extensões pagas quanto gratuitas, para você customizar seu Opencart.
Dessas mais de 13.000 extensões, muitas delas são licenciadas, criadas por programadores engajados na entrega de implementações seguras, de boa qualidade e com suporte técnico, o que facilita muito a vida da Web Thomaz e de seus clientes.
Muito nos agrada a forma como funciona o Opencart. Ele tem um código de programação bem escrito, limpo, organizado e popular, o que facilita a vida dos programadores na hora de criar soluções customizadas.
Integração com diversos métodos de envio;
Integração com o Bling: famoso sistema de gerenciamento de negócios;
Integração com Mercado Livre;
Integração com os principais gateways de pagamento;
Aceita recebimento por criptomoedas;
Integração com redes sociais;
Plataforma com o melhor tempo de resposta ao clique;
Integração com automatizadores de marketing;
Online chat;
Acompanhamento com relatório de vendas;
Cupons de desconto;
Cadastro ilimitado de produtos;
Excelente para ranquear com SEO;
Avaliações e comentários;
Layouts personalizados de alta qualidade;
API de integração;
Recuperador de carrinho;
Alteração de preços em massa;
Filtros personalizados;
Compre junto;
Contador regressivo de ofertas;
Notificações via Whatsapp;
e muito mais (a lista é imensa).
A plataforma Magento, embora tenha muitas qualidades, tornou-se demasiadamente complexa, pesada, lenta e confusa. Tanto que ficou conhecida negativamente por entregar uma quantidade cavalar de recursos que a maioria das lojas virtuais não usam.
A plataforma Opencart não seguiu a mesma linha. Ela entrega objetivamente todos os recursos mais usados no mundo pelos ecommerces, de forma muito mais leve, organizada, limpa e acessível, para que a loja virtual seja estável, rápida, fácil e segura.
Embora essa seja uma afirmação não muito precisa, estamos usando-a aqui apenas como uma referência, um parâmetro.
Podemos dizer que o Opencart segue mais ou menos a filosofia do Google: ferramentas simples, sem excessos, que são fáceis de se acessar e usar e com recursos úteis e práticos que facilitam a vida dos usuários.
Essencialmente, existem 2 tipos de plataformas de ecommerce:
Plataformas SaaS: Software as a Service (SaaS), ou Software como Serviço, é uma plataforma com hospedagem e suporte próprios, oferecida como um serviço e que disponibiliza planos de uso que vão do básico ao avançado. Exemplos:
Plataformas open source: gratuitas, de código aberto, sem planos de uso, que requerem serviços de hospedagem. Exemplos:
A plataforma Opencart é adequada a empresas que não querem ficar limitadas a planos de uso enrijecidos e precisam ter uma maior liberdade e capacidade de customização de suas lojas virtuais de pequeno, médio ou grande porte.
Isso porque chega um determinado momento em que essas plataformas SaaS de planos de uso não mais atendem às necessidades de ampliação das lojas, impedindo sua customização e melhoria, ou tornando as customizações muito caras e lentas.
Opencart foi criada em 2009 por Daniel Kerr e já ganhou o prêmio de melhor plataforma de ecommerce do mundo pelo site CMS Critic, em 2017, quando a Opencart já contabilizava mais de 370 mil lojas ativas em todo o mundo.
Opencart já é considerada uma solução viável, sólida, confiável e prática para quem precisa iniciar uma loja sem ficar refém de planos de ecommerce muito limitados.
Daniel Kerr criou o Opencart já tendo em vista a necessidade de uma plataforma cujos principais crirtérios fossem a facilidade de uso, a facilidade de implementação, a eficiência e a rapidez, sendo estes os quatro pilares de uma boa plataforma.
Por isso, a plataforma foi escrita com uma linguagem de programação popular e plenamente disponível, o PHP, e usa o MySQL como banco de dados. Isso torna o custo de implementação mais baixo, já que a maioria dos programadores domina essa linguagem.
Converse agora com Henry Thomaz, especialista Opencart
Se você gostou deste artigo e precisa abrir a sua loja virtual usando Opencart, saiba que a Web Thomaz é parceira oficial da Opencart Brasil. Atendemos o Brasil inteiro.
Já construímos mais de 500 lojas e queremos criar a sua loja Opencart também.
Esperamos ter te ajudado e esclarecido.
Até a próxima!