Você já deve ter escutado que nos dias de hoje é essencial ter uma estratégia de marketing nas redes sociais, certo?
De fato, investir em redes sociais é uma tendência crescente entre as empresas.
No mundo off-line, o empreendedor sabe que seu negócio não pode ficar escondido das pessoas. Quanto mais gente passando em frente, maiores chances de alguém parar, entrar e comprar.
No mundo virtual acontece a mesma coisa, você precisa mostrar sua empresa para seu público nas redes sociais.
Sem dúvidas, o marketing nas redes sociais pode ajudá-lo a melhorar os resultados, obtendo mais seguidores para expandir o seu negócio.
Neste artigo vamos explicar um pouco sobre o marketing nas redes sociais e por que é tão importante.
Marketing nas redes sociais, em poucas palavras, significa investir em gerenciamento de redes sociais, anunciar, movimentar grupos online e construir um reconhecimento da sua marca nesses locais.
O marketing nas redes sociais refere-se à atividade comercial em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, YouTube e outras redes de interação online. É preciso compartilhar com seus clientes e potenciais consumidores seu produto ou serviço nessas plataformas.
Atualmente, somos 3,5 bilhões de usuários conectados nessas plataformas, passando quase 3 horas diárias nas mídias sociais, o seu cliente com certeza se encontra nelas e você precisa investir aqui.
O objetivo do marketing nas redes sociais é melhorar o reconhecimento da marca, tráfego do site e aquisição de clientes.
Mas engana-se quem pensa que uma estratégia de marketing nas redes sociais se resume em criar um perfil e publicar alguns posts. Existe muito mais por detrás dos panos, como dizem.
Planejamento, táticas, investimento, métricas, análise de relatórios, anúncios, personas, ufa! E ainda tem muita coisa por trás disso tudo!
Não há uma resposta direta para isso.
Mas, com uma ajudinha, você poderá descobrir quais plataformas podem gerar melhores resultados para sua empresa.
O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil.
Ele surgiu em 2004, mas só se popularizou aqui no país entre 2010 e 2011. Com o surgimento crescente de outras redes nos últimos anos, o crescimento do Facebook desacelerou, especialmente no ano passado, mas ainda continua sendo a principal rede em número de usuários 1,7 bilhões de usuários no mundo.
É uma plataforma bem simples de administrar e bem intuitiva. No Facebook é possível postar desde conteúdos escritos até fotos, vídeos, gifs, enquetes, entre outros.
As empresas precisam criar uma página, para que se diferencie do perfil de pessoas. Assim é possível que seus clientes curtam a página e seguir suas atualizações.
Seus recursos para empresas são incrivelmente avançados quando se falamos em marketing nas redes sociais.
É uma das redes sociais mais abertas se não, a maior, para investimento de empresas. Ele conta com várias ferramentas para ajudar os administradores a cuidar de suas fan pages. E é possível, ainda, investir em publicidade para garantir que seus posts alcancem mais pessoas.
Leia mais sobre campanhas no Facebook Ads.
O Instagram é voltado para fotos e vídeos, ele é ótimo para divulgar seus produtos ou serviços fazendo seus seguidores de apaixonarem por imagens criativas e bem editadas.
Você pode criar uma conta exclusiva para seu negócio, deixando tudo muito profissional.
O público dessa rede social é muito engajado, então aproveite, mantenha-se sempre atualizado e poste conteúdos regularmente.
Aproveita essa rede social para seu negócio! Em pesquisas, o Instagram está entre as redes sociais que apresentam maior aprovação pelas empresas.
Esse aplicativo faz uma interação mais pessoal com os clientes, então, se você quer ter um contato mais próximo e personalizado com seus clientes, essa é a redes social certa!
Pesquisam apontam que quase 70% dos celulares do Brasil tem instalado o aplicativo. Por ser fácil encontrar as pessoas no WhatsApp, ela se tornou uma excelente ferramenta de trabalho.
Pra quem precisa marcar horário com os clientes é um exemplo de como facilita a comunicação!
Manter uma presença nas redes sociais não apenas estabelecerá sua marca, mas também ajudará a desenvolver conexões com clientes existentes e a criar confiança com clientes em potencial. Embora envolva planejamento estratégico e comprometimento, ter visibilidade na internet é benéfico para os negócios de várias maneiras.
Como vivemos na era digital, a maioria das pessoas depende da internet para tudo. Portanto, é onde sua empresa deve solidificar sua credibilidade e reputação. As postagens nas redes sociais devem mostrar o conhecimento do seu setor, apelar aos interesses de seus clientes e revelar a identidade da sua marca.
A publicação de conteúdo online e o estabelecimento de uma presença nas redes sociais servem como uma maneira de se comunicar, atender às necessidades do consumidor e criar confiança antes de estabelecer um relacionamento direto. Além disso, você pode se conectar com clientes em um nível pessoal, em um ambiente em que interesses comuns são compartilhados.
O gerenciamento de redes sociais faz parte de uma estratégia mais ampla de marketing digital. Dessa forma, a empresa estabelece um plano sobre o que, como e quando postar. Além disso, é preciso responder aos seguidores, mantendo a interação de modo que possa usar isso para melhorar o seu negócio.
O gerenciamento é apenas um dos métodos usados para manter e atualizar as redes sociais. Atualmente, muitas empresas procuram contratar uma agência de marketing para prestar esse serviço.
Certamente, você não tem tempo suficiente para atualizar e se comunicar em todas as suas redes sociais. De fato, essa é uma tarefa que exige tempo e atenção, especialmente quando você está ativo em vários canais diferentes. Sem planejamento suficiente, é comum fazer poucas postagens ou negligenciar certas redes sociais. Por isso é importante contratar uma agência de marketing. A Web Thomaz é uma agência de marketing de Cascavel.
Por fim, se você quer usar as redes sociais corretamente, elas podem ajudá-lo de muitas maneiras, como gerar leads e atrair novos clientes. A dica é criar conteúdo em várias plataformas, além de monitorar e interagir com os seguidores.
Sem dúvida, qualquer negócio pode se beneficiar das redes sociais.
Mas lembre-se, se você não tem tempo ou especialização necessária para definir uma estratégia nas redes, o melhor a fazer é contratar uma agência de marketing.