Psicologia de preço no e-commerce

Psicologia de preço no e-commerce

As vezes pensamos que a segmentação das campanhas não está exata, ou que a estratégia aplicada não está sendo tão positiva. Mas por vezes, a simples aplicação de algumas técnicas na comunicação do seu negócio, como a de inserir a psicologia de preço no seu e-commerce pode te ajudar.

Aplicar a psicologia de preços no seu e-commerce pode ser uma estratégia forte para aumentar as suas vendas. 


Valores quebrados 

Você com certeza já deve ter reparado que a maioria dos produtos possuem o famoso 99 centavos. Isso não acontece por acaso, é uma técnica que é chamada de valores quebrados. 

Ela funciona, pois, a percepção do ser humano é falha, já que tendemos a prestar atenção nos números da esquerda. O número quebrado cria um gatilho mental que nos impede de avaliar o preço de maneira crítica. 

Para confirmar isso, em um estudo realizado por pesquisadores da University Of South Britany, houve um aumento de 33% para 50% nas vendas de um prato cujo preço foi alterado de €8 para €7,99.


Regra do 100

Alguns descontos parecem ser mais atrativos do que outros, já reparou? 

Quando um produto tiver um preço maior que R$100, a promoção deve ser exibida através de valores, como por exemplo “R$20,00”. Para produtos que o preço for inferior a R$100, a promoção deve ser exibida em percentual, como por exemplo “20% de desconto”.

Varejistas experientes aplicam essa regra e acabam se dando muito bem. 


Valor parcelado 

Uma pesquisa mostra que 79% dos consumidores costumam parcelar suas compras. Sendo assim, é muito importante que em seu e-commerce você destaque e demonstre as suas condições de pagamento. 

Quando o produto é exibido de forma parcelada, o nosso subconsciente entende que o produto não é tão caro. 


Contraposição visual 

A comunicação é um dos pontos muito importantes na hora de exibir algum tipo de promoção para seus clientes. 

Trabalhar de maneira correta os preços, as cores e a proporção das fontes são essenciais nesse momento. 

Estudos mostram que o preço de referência exagerado acaba impactando de maneira positiva a percepção do cliente sobre o benefício da compra. 



Você já utiliza essa técnica de psicologia das preços?

Às vezes, aplicar essas técnicas simples como a psicologia dos preços na comunicação do seu negócio pode te ajudar a ter resultados melhores