Plataforma de e-commerce: como escolher a melhor?

Plataforma de e-commerce: como escolher a melhor?

Esse ano de 2020 o comércio eletrônico mostrou sua força e a tendência é continuar crescendo ainda mais. Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) com o aumento das vendas online durante a pandemia, em média, uma loja virtual é criada por minuto. Através da pesquisa, foi possível mensura que foram abertas 107 mil lojas, com 2 milhões de novos clientes desde o isolamento social. 

Mas para querer entrar nesse mundo online de vendas, é preciso adotar algumas estratégias e fazer boas escolhas, pois hoje no mercado é possível encontrar uma infinidade de alternativas. 

Uma decisão errada pode levar à migração para uma nova plataforma, gerando retrabalho em vários pontos cruciais da sua loja virtual. No momento de iniciar um e-commerce é preciso avaliar se a plataforma é capaz de acompanhar seu negócio e se ela oferece recursos necessários para você e sua loja


Recursos e funcionalidades 

O primeiro ponto a se analisar é a quantidade de recursos e funcionalidades disponíveis. Verifique se a plataforma oferece os itens indispensáveis para seu modelo de negócio. 

É importante verificar os recursos visíveis para os consumidores (front end) quanto os de gestão por trás da sua loja virtual (back end). A melhor plataforma é aquela que possibilita uma gestão fácil e intuitiva das suas vendas. 

No e-commerce o layout é fundamental. É necessário pensar em cores, fontes, botões, menus, imagens, descritivos e outros itens customizáveis e fundamentais na jornada de compra do cliente dentro do seu e-commerce. 

Por isso, é fundamental você ter um layout personalizado para sua loja virtual! 


Layouts personalizados para e-commerce


Capacidade de servidor 

Quanto maior a disponibilidade para processamento de informações, menores são as chances da sua loja virtual sair do ar. Então, fique a tento a capacidade dos servidores. 


Pagamentos 

Um bom e-commerce oferece diversas opções de pagamentos aos clientes. Então, durante o desenvolvimento do e-commerce, considere qual ferramenta será utilizada. 


DICA: Invista em checkout transparente, que permite a conclusão do pagamento na mesma página do produto, sem redirecionamento para outro site. Isso aumenta a confiança do consumidor. 

Integrações de Pagamento


Entregas 

Nos e-commerce, muitas das reclamações são referentes a problemas com prazo de entrega. Por isso, defina a logística das entregas para garantir que o produto chegue dentro do tempo estipulado. 

Procure uma plataforma que integra seu e-commerce com vários módulos de frete, garantindo mais segurança na hora que seu cliente for comprar em sua loja virtual. 

Integrações de Frete


Marketing Digital 

O marketing digital também deve ser encarado como prioridade, afinal, é necessário divulgar os conteúdos e ofertas para o público-alvo. 

Existem muitas estratégias, por isso, é preciso pensar em um planejamento de acordo com o seu cliente. 

As campanhas pagas, como anúncios, comparadores de preço, e-mail marketing e redes sociais, costumam gerar resultados mais rápidos

Mas pra quem busca um relacionamento mais sólido com o público, a estratégia é investir em marketing de conteúdo, SEO e marketing nas redes sociais. 


Marketing de Conteúdo, Facebook Ads para E-commerce e Google Ads para E-commerce



Uma plataforma ruim pode prejudicar suas vendas, dificultado o processo de compra e afastando clientes. 

uma plataforma estruturada, pode melhorar significativamente o desempenho do seu e-commerce


A Web Thomaz trabalha com a plataforma OpenCart, uma plataforma completa, profissional e acessível. 

Com layouts personalizados, ela garante a melhor experiência de compra online para os consumidores da sua marca, além de proporcionar fácil gestão a você no monitoramento dos produtos e pedidos.

Faça a sua empresa a próxima empresa de sucesso no meio digital! Escolha a plataforma certa!