O E-commerce é a nova economia que vem ganhando cada vez mais destaque no empreendedorismo. Seja você uma pessoa que possui uma loja física ou alguém novo no ramo, já deve ter notado a força que o comércio eletrônico está.
Nos dias de hoje, não dá mais para ignorar o potencial de um E-commerce.
Para você ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), compras pela Internet dispararam até 40% por conta do novo coronavírus.
Mas, para entrar nesse novo mundo e ter sucesso, é preciso entender sobre o assunto.
E-commerce é um terno em inglês para comércio eletrônico, é a comercialização de produtos e serviços pela Internet, onde as transações são realizadas via dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones.
No E-commerce tudo acontece pela Internet, seu consumidor entra no site, escolher o produto e realiza o pagamento pelo site.
Portanto, respondendo à pergunta sobre o que é E-commerce: E-commerce é todo tipo de venda que se dá totalmente via Internet.
No E-commerce acontece de ser varejista e atacadista.
No primeiro caso, varejista, é um modelo em que a empresa visa o consumidor final, o público de interesse (B2C Business to Consumer), enquanto no segundo, o foco fica em outras empresas, podendo ser revendas, transformações ou consumo (B2B Business to Business).
Existem também os marketplaces (ou C2C Consumer to Consumer), eles funcionam como um shopping virtual, onde uma marca maior acolhe várias lojas virtuais. Nesse modelo, diversos negócios oferecem o mesmo produto e o comprador final que escolhe aquele que for mais vantajoso.
Exemplos mais comuns são o Mercado Livre, Submarino, Americanas e OLX.
Vender pela Internet é muito vantajoso, em primeiro lugar, porque é possível diminuir custos. Você não precisa, necessariamente, manter uma loja física basta ter um ambiente para estocar produtos e despachar os pedidos.
Fica muito mais fácil impactar diferentes tipos de pessoas com os seus produtos através da Internet.
E em tempos como agora, com o Coronavírus (ou Covid-19), que em algumas cidades do Brasil o comércio se encontra fechado, ter um site para vendas é essencial para expandir seu negócio e consequentemente vender mais.
Como consequência, há uma conquista de competitividade, você pode sair na frente de seu concorrente.
Muitas empresas notaram oportunidades reais no E-commerce e resolveram apostar na área. Algumas lojas que se tornaram referência no mercado:
2- B2W Digital
3- Amazon
4- Dafiti
Se você pretende expandir seu negócio vendendo pela Internet, investir em um projeto E-commerce representará um grande crescimento para seu empreendimento.
Para sua empresa ter sucesso no comércio eletrônico, você deve seguir uma estratégia correta para montar a sua loja virtual.
Por isso conte com a Web Thomaz, faremos com que seu negócio se destaque e venda cada vez mais.