Desde antigamente, o homem sentiu a necessidade de identificar a si próprio e objetos, animais, lugares ou pessoas ao seu redor. Se você precisa falar com alguém, é pelo nome que você a chama ou ao entrar em táxi é necessário dar o nome do destino.
Os nomes têm como função básica a identificação e a individualização.
Nas marcas o nome tem a mesma função, identificar e tornar única a sua empresa. O nome é a origem do Branding (identidade da marca). Um nome poderoso é fundamental para obter uma marca poderosa.
Um bom nome e slogan são curtos e direto, expressando o conceito da marca, empresa ou produto. Alguns nomes e slogan de empresas renomeadas, que com certeza você já viu e ouviu:
Quem pede um, pede bis BIS
Tem 1001 utilidades BOMBRIL
Tomou Doril, a dor sumiu DORIL
A verdadeira maionese HELMANNSS
Legítimas só Havaianas HAVAIANAS
Mais do escolher um nome pelo seu gosto pessoal, ele deve ser analisado com a devida importância e pensado estrategicamente, considerando os vínculos e associações que poderão ser criados na mente das pessoas, o alinhamento com a finalidade da empresa, a fonética (que pode variar de região para região, interferindo na pronúncia da marca), além da facilidade de compreensão e originalidade.
E o Branding é um conjunto de estratégias pensadas e alinhas com a missão, visão e valores da empresa que pretende tocar seus consumidores e transmitir o seu objetivo através de seus produtos e serviços.
De certa forma, o nome, logotipo, fonte, cor e estilo são a essência de sua empresa e dos valores que você deseja transmitir. O conjunto de uma identidade visual é um item crucial e estratégico, além de ser um dos pilares de sustentação de todo o plano de comunicação do seu empreendimento.
Criar um nome e uma identidade para a marca não é uma tarefa simples, ela exige muito trabalho, criatividade e muita pesquisa.
O fato é: não tem como fugir da identidade visual, ela é uma parte primordial da empresa e para funcionar bem.