Com alguns dados você consegue medir a evolução do seu e-commerce e saber como os trabalhos estão sendo encaminhados para alcançar as metas.
Embora, existam dezenas de métricas que você pode acompanhar dependendo do seu objetivo, mas algumas não podem ficar de fora e devem ser prioridade em sua rotina.
A primeira métrica que você precisa analisar são as vendas do dia anterior.
Aqui, você consegue saber se o seu negócio está crescendo a cada dia ou se tem algum problema que precisa ser solucionado imediatamente.
Se as pessoas não visitam sua loja virtual, também não há vendas.
É uma métrica simples, mas que faz uma grande diferença na otimização, principalmente, para saber se suas campanhas de anúncios e os conteúdos realmente estão surtindo efeitos.
O objetivo é aumentar o número de visitas, que consequentemente aumenta suas chance de vendas.
Representa quantas visitas você precisa ter para gerar uma veda e é uma peça chave na criação de estratégias de tráfego.
Para saber a porcentagem dessa métrica, você precisa fazer a seguinte conta:
(Quantidade de vendas / Quantidade de Pedidos) * 100
É a quantidade de vendas dividido pela quantidade de pedidos e o resultado você multiplica por cem.
O valor da porcentagem é relativo, vai depende do seu mercado, pois existem comparações entre os segmentos que pode dar um direcionamento melhor.
O ticket médio é quanto cada cliente seu gasta em média no seu e-commerce.
Para saber esse valor, você precisa dividir a receita de vendas pelo número de pedidos.
Sabendo o valor do ticket médio da sua empresa hoje, um de seus objetivos deve ser aumentar esse valor. A ideia é que seus clientes gastem cada vez mais na sua loja em uma única compra.
É no básico que você encontra o que precisa, e deve sempre priorizar essas grandes informações.