Sempre surgem dúvidas: qual estratégia escolher: marketing digital ou offline? Quais as vantagens e desvantagens que elas podem trazer para o seu negócio?
Para facilitar a sua escolha, aqui estão algumas diferenças entre esses dois métodos de marketing. E vamos te mostrar as vantagens que o marketing digital tem sob o marketing offline.
Uma empresa de marketing aplica estratégias de publicidade na internet para um negócio ter melhores rendimentos. Por exemplo: a criação de um site, banners, SEO (otimização de páginas), criação de conteúdo em redes sociais, anúncios no Google e Facebook. Além disso, o envio de e-mails para a promoção de produtos e serviços.
Por outro lado, no marketing offline as estratégias são mais tradicionais, como anúncio no rádio, televisão, revistas e jornais. Isso inclui também cartão de visita, flyers, publicidade enviada pelo correio, outdoor, faixas, etc.
Embora existam opções de publicidade offline muito acessíveis, a publicidade online é mais barata na relação custo-benefício.
Um exemplo disso é anunciar no Google Adwords ou no Facebook Ads. Você consegue criar uma campanha investindo apenas R$ 100 reais.
Já com essa mesma quantia você não consegue fazer quase nada em publicidade offline.
Um menor custo permite que as pequenas empresas anunciem na internet, já que no rádio, outdoor ou no jornal custa mais caro.
Em vez de gastar com o envio de boletins informativos pelo correio, você pode contratar uma empresa de marketing digital para realizar uma campanha de e-mail marketing para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, por exemplo.
Uma das vantagens do marketing digital é que sua empresa pode se aproximar muito de seus clientes através de conteúdos nas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. De fato, isso aumenta a aceitação dos seus produtos e serviços e gera mais vendas.
Isso não ocorre no marketing offline porque você não tem contato direto com o público que terá acesso ao seu anúncio em um outdoor, por exemplo. Assim, a pessoa visualiza a campanha publicitária da empresa em material impresso, mas não tem interação com a marca.
Na publicidade offline, a forma de medir os resultados de uma campanha é através da quantidade de público. As emissoras de rádio e TV e também as editoras de revista e jornais fazem pesquisas de audiência para saber que tipo de público estão alcançando.
No entanto, esses métodos de medição podem ser imprecisos porque se trata de uma amostra, nada é específico. Sem dúvida, é difícil saber o perfil exato de quem viu seu anúncio no jornal ou ouviu a propaganda no rádio.
Na internet a medição é diferente porque você pode medir com precisão cada exibição do seu anúncio. Você pode saber quantos cliques ou interações foram obtidas, no site e nas redes sociais.O meio digital oferece um raio X do seu futuro cliente, como a região em que vive, faixa etária, gênero, etc.
Esta pode ser uma das grandes vantagens do marketing digital sobre o offline, porque na internet você pode fazer alterações na campanha, mesmo que ela já esteja sendo exibida. No marketing offline isso é mais difícil.
Por exemplo, não há como corrigir um anúncio no jornal depois de publicado. Também não há como fazer correções ou ajustes em mídias como o rádio, a não ser que o comercial seja retirado do ar e gravado novamente. Mas isso faz aumentar o valor da campanha.
Já foi comprovado que para um negócio dar certo precisa aparecer na internet. Portanto, as empresas devem criar uma boa estratégia para aumentar seu faturamento.
Por fim, contratar uma empresa de marketing digital para aumentar seu faturamento é a melhor escolha.
Vale ressaltar que combinar algumas estratégias de marketing offline também pode ser útil, como panfletos, cartão de visita e banners. De fato, ambos os recursos trarão bons resultados para o seu negócio.