Definindo a identidade da sua marca (logo)

Definindo a identidade da sua marca (logo)

O logotipo é uma parte essencial da sua marca. Por isso ele precisa ser bem feito, já que todos os seus materiais terão essa arte. Portanto, se você está à procura de logos, deve contratar um bom serviço.

Isso porque sua logomarca estará em seu site, nos cartões de visita, em panfletos, etc. Então, saiba que logos com design profissional não só tem o poder de comunicar o que você representa, mas também atrair clientes. Assim, sua empresa se destacará em meio a concorrência.






Defina a identidade da sua marca

Primeiramente, é óbvio que você deseja que seu logotipo comunique a identidade da sua marca, certo? Mas, para fazer isso, primeiro você precisa entender qual é a personalidade principal da sua empresa.

Logo depois de ter uma ideia clara do que o torna único, será muito mais fácil fazer escolhas de design que complementem essa imagem.


Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer para se aprofundar na identidade da sua marca:

- Por que começamos este negócio?

- Quais são as crenças e valores que são importantes para nós como empresa?

- O que fazemos melhor do que ninguém?

- O que nos torna especiais?

- Se pudéssemos descrever nossa marca em três palavras, quais seriam?

- Quais são as três palavras que gostaríamos que nossos clientes usassem para nos descrever?


Encontre inspiração

A parte mais difícil do processo de design pode ser a busca pela inspiração do logotipo. Felizmente, temos algumas dicas que tornarão tudo muito fácil.

Siga as regras do brainstorm

Brainstorming significa sugerir várias ideias e anotá-las, até mesmo as mais ruins podem levar a uma solução genial. Quando se trata de brainstorming do seu logotipo, não tenha medo de pensar fora da caixa e ser um pouco diferente.


Pense como seu público

Faça uma lista de palavras que descrevem sua marca e como você deseja que ela seja percebida. Pense como seu cliente e lembre-se sempre do que é importante para eles.


Escolha o seu estilo de design

Agora que você tem uma ideia clara da sua marca e está se sentindo inspirado, é hora de começar a traduzir isso em design.

Existem muitos elementos diferentes que entram em jogo, desde cores, formas e gráficos até tipografia. Isolar cada componente e o que ele pode fazer pelo seu logotipo ajudará você encontrar a melhor solução.


Veja os logos da concorrência

Confira os logos que já existem, o que funciona bem com seu público e o que você deve evitar. Ao analisar a concorrência, pense sobre o que a diferencia de você e como você pode destacar essas diferenças no design do seu logotipo.

Se todas as outras empresas do seu setor de mercado estiverem monocromáticas, talvez você deva optar por alguma cor para se destacar. Se todo mundo é tradicional, talvez um logotipo divertido e moderno atraia a atenção.


Criação de logo

Ao pensar no seu logotipo, a primeira coisa a fazer é escolher o design certo para a sua marca. Não existe um estilo adequado para todos, já que cada arte precisa atender as necessidades exclusivas de cada empresa.

Os logotipos modernos podem ser divertidos, mas a tendência é ficarem desatualizados rapidamente.

Um estilo clássico oferece maior poder de permanência e pode ajudar você a atingir um público mais amplo. Essa estética diz às pessoas que você é confiável e pé no chão.