Vender Online: Loja virtual ou Marketplace? Por onde começar?

 Segundo dados da Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco): Em 2020 o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 41%, tendo mais de 194 milhões de pedidos feitos pela internet, tal qual tende a crescer e faturar ainda mais nos próximos anos.

Pensando nisso decidimos trazer as vantagens e desvantagens das vendas online e qual a melhor plataforma de lançamento para seu produto.

 


Por que começar a Vender Online?

Vender online ou e-commerce, é lançar seu produto ou serviço para ser vendido na internet, seja através do Facebook, Instagram, loja virtual, marketplace, ou até mesmo pelo WhatsApp, enfim são diversas as formas de vender online. Mas quais as vantagens desse meio de venda?

 

·        Maior alcance de clientes

Estar online possibilita que pessoas de todo o Brasil – ou Mundo - venham a conhecer seu negócio com apenas uma pesquisa no Google proporcionando assim grandes oportunidades de expansão e fidelização de clientes.

 

·        Praticidade

Quanto mais fácil for a realização de uma compra maior o interesse do público. Por exemplo o iFood, é muito mais rápido e prático um pedido online pelo app do que uma ligação ao restaurante ou a ida até o mesmo. Na internet praticidade garantida é muito valorizada.

 



·        24 horas de funcionamento 24 horas de vendas

Diferente de uma loja física a loja online não para! Seu produto estará 24 horas por dia, sete dias por semana disponível para compra.

 

Mas como nem tudo são flores, as vendas online também têm suas desvantagens:

 

·        O Cliente não tem contato com o Produto

Comprar online impossibilita que o cliente tenha qualquer outro contato com o produto a não ser vê-lo por uma tela, por isso é importante estabelecer uma política de troca, fornecer boas fotos, descrição e até vídeos sobre seu produto visando que seu cliente tenha certeza na hora da compra e caso não seja satisfeito possa trocá-lo.

 

·        Atrasos na entrega

Um erro que muitas vezes foge do controle da loja são os atrasos em entregas, que apesar de não depender do e-commerce e sim do responsável pelo frete, tende a afetar negativamente os feedbacks de compra em seu negócio.

 

·        Impessoalidade

Apesar da possibilidade de chats, e-mails e diferentes formas de contato, a carência do contato “cara-a-cara” pode vir se tornar um ponto negativo pela falta de relacionamento pessoal entre vendedor e cliente.

 

Ingressar no mundo de vendas online parece um pouco complexo de início por isso é importante saber qual a melhor plataforma para seu tipo de negócio, separamos duas plataformas:


1 – Marketplace

Podemos descrever o Marketplace como um grande mercado ou shopping center. Onde temos diversas lojas e produtos comercializando em um mesmo lugar, é uma ótima plataforma para iniciar suas vendas online devido a sua praticidade, porém para uma marca mais sólida já acaba sendo uma plataforma que pode desvalorizar seu negócio.

 



Aqui estão algumas vantagens do Marketplace:



·        Crescimento do negócio

Como citado nas vantagens de vender online, o Marketplace é a plataforma certa para a expansão de seu negócio e crescimento de público online.

 

·        Baixo Investimento

Estar em um marketplace é gratuito, tudo o que você precisa fazer é anunciar da forma correta e garantir um bom lucro. O resto é garantia da plataforma.

 

·        Aumento de vendas

Com a divulgação de um produto você alcança diversos potenciais compradores que acabam por conhecer a sua marca através da plataforma que diariamente recebe milhares de acessos.

 

Entenda também algumas desvantagens do Marketplace:

 

·        Falta de Identidade

No Marketplace você não tem a possibilidade de firmar a identidade de sua marca, visto que o maior destaque está no produto e não em quem está vendendo e nem em sua visibilidade de negócio.

 

·        Dependência

As empresas participantes da plataforma acabam dependendo do bom funcionamento e estabilidade da mesma para ser seu canal de vendas, sem contar também as altas taxas sobre o valor de venda dos produtos.

 

·        Concorrência

Se destacar no Marketplace não é uma tarefa fácil, são milhares de marcas anunciando milhares de produtos por diversos preços, perder essa “competição” é algo muito fácil sem as estratégias certas.

 

Uma estratégia de venda personalizada é ideal para não perder vantagens e se destacar nesse meio. Nossos consultores podem te ajudar nessa!

 

2 – Loja Virtual

 

Se seu objetivo é fazer sua marca decolar em vendas online demonstrando qualidade e profissionalismo a loja virtual é o caminho certo para consolidar sua marca no e-commerce.


 


Entenda as vantagens:

 

·        Identidade

Seu site, sua loja, sua marca! Ao ter seu próprio site para sua loja virtual você consegue personaliza-lo da melhor forma possível reforçando sua identidade, visão e qualidade. É um ótimo beneficio para marca pois passa profissionalismo, credibilidade e segurança.


·        Sem taxas sobre a venda de produtos

Diferente do marketplace, a loja virtual não tem intermediadores, logo não existem taxas cobradas sobre a venda de cada produto, porém, existem os gastos com hospedagem do site e manutenção do mesmo, que apesar de parecer um ponto negativo acaba gerando mais lucro do que vendas taxadas.

 

·        Exclusividade

Um site apenas para sua marca e seus produtos, trilhar o caminho certo para o aumento de vendas e marketing é um caminho mais fácil quando não tem competição.

 

Saiba mais sobre as vantagens de sua própria loja virtual:

Benefícios da Loja Virtual

 

E também as desvantagens:

 

·        Atrair Clientes

No inicio de sua loja virtual será necessário um “empurrão” para os clientes serem atraídos a comprar de sua marca em seu site, por isso é necessário o investimento em marketing, criação de promoções, serviços de vantagens, entre outros, diferente do marketplace na loja virtual os clientes não chegam “do nada”.

 

·        Estratégia

Saber para onde estar indo e que caminho você deve pegar é essencial para o bom funcionamento de sua loja virtual, planejar, testar, analisar, atualizar, todos os passos devem ser tomados visando a melhor experiência para seu cliente.

 

Iniciar no mundo online pode parecer uma tarefa difícil, mas uma coisa é certa: Vender Online é o futuro! E a Web Thomaz sabe como te colocar no mercado online, somos especialistas nisso!

Não sabe por onde começar? Entre em contato, a gente te ajuda!