4 dicas para utilizar o facebook

Os fãs da sua página no Facebook não estão mais visualizando o conteúdo que você está postando?Então todo trabalho e dinheiro investido para conseguir curtidas na minha página foi perdido e agora quem curtiu minha página não está recebendo meus posts?!

Esse assunto tem tirado o sono de muitos empresários que investiram trabalho e dinheiro para conseguir bombar páginas profissionais do Facebook ao longo dos anos. Mas será mesmo que o Facebook seria capaz de fazer uma maldade dessas?

Neste artigo vamos entender como essas mudanças afetam as páginas profissionais do Facebook e o que podemos fazer para reverter esse cenário.

 

O que aconteceu com Facebook?

Recentemente Marck Zuckerberg divulgou em seu perfil algumas mudanças em relação à publicações de páginas profissionais, essas mudanças deixaram muitos profissionais que utilizam o Facebook em seus negócios muito preocupados.

(…) As primeiras mudanças que você perceberá serão no Feed de Notícias, em que você pode esperar ver mais seus amigos, família e grupos.

Na medida que rodarmos essas mudanças, você verá menos conteúdo público como posts de empresas, marcas e sites de notícias. E o conteúdo público que você receberá seguirá os mesmos padrões — ele deve encorajar interações significativas entre as pessoas.”

Isso significa que o algoritmo (sistema inteligente) do Facebook dará preferência para publicações de amigos e familiares mesmo que o usuário tenha curtido alguma página profissional: Com isso será cada vez mais difícil publicações de marcas ou empresas aparecerem no feed de notícias dos usuários.

O alcance orgânico tem diminuído a cada ano


Em 2012 quando você publicava um conteúdo na sua Fanpage 17% em média das pessoas que curtiram sua página recebiam esse conteúdo no seu feed.

Em 2018 estimasse que essa porcentagem tem chegado entre 2% e 0,8% isso significa que se sua Fanpage tiver 100 fãs e você fizer uma postagem, apenas 2 pessoas em média receberão seu conteúdo no feed de notícias.

E agora o que fazer?

Agora que você entendeu que cada dia mais sua Fanpage alcançará menos pessoas de forma orgânica, nós vamos te mostrar 4 dicas para você aplicar na sua página profissional do Facebook para te ajudar a contornar isso.

 

1 - Conseguir Curtidas no Facebook sem investir dinheiro

Essa primeira dica parece algo óbvio mas acredite muitas empresas não utilizaram dessa estratégia ainda para conseguir curtidas no Facebook de graça.

Quando se inicia uma página profissional no Facebook o primeiro passo após ela estar com a capa, foto de perfil e pelo menos 2 ou 3 postagens de conteúdo que identifique do que se trata aquela página é Convidar seus amigos.

Sim isso mesmo comece convidando as pessoas mais próximas de você, isso é possível através do botão Convidar Amigos na sua página do Facebook.

 


 

É muito simples de utilizar este recurso, mas temos casos de ótimos resultados de páginas que alcançaram 100 mil curtidas apenas convidando os amigos do Facebook.

Caso você não queira convidar seus amigos ou se você não tem muitos amigos no Facebook, pode também adicionar outros administradores (funcionário ou sócios) à sua página, que também podem enviar convites para os amigos deles.

 


Basta selecionar os amigos que você quer enviar o convite para Curtir sua Página e clicar no botão “Enviar convites”. Podendo optar também para enviar o convite personalizado por mensagens Inbox.

 

2 – Convide quem tem interesse na sua Página

Você acreditaria se eu te dissesse que é possível conseguir curtidas para sua página de usuários mais engajados?

Sim é possível! O Facebook oferece uma opção que poucos conhecem e utilizam o botão Convidar para curtir pessoas que curtiram suas postagens.

Quando alguém engajar com o seu conteúdo no Facebook, você pode atraí-los de volta para sua página, caso ainda não sejam fãs.

Essa estratégia funciona pelo seguinte motivo:

As pessoas que você convidar de volta para sua página já demonstraram algum interesse no seu conteúdo orgânico.

Veja passo a passo aqui como você pode fazer para conseguir mais curtidas para sua página.


Você faz um post na sua página normalmente e logo as pessoas começam a Curtir, Comentar e compartilhar seu conteúdo, assim ele começa a alcançar os amigos dos seus fãs que podem também curtir.

Quando você clicar nas reações do seu post irá abrir uma janela como essa...


Então é só enviar os convites e conseguir centenas de curtidas na sua página sem investir dinheiro.

Mas atenção com o limite de envios, o Facebook pode entender que você está realizando alguma atividade suspeita e te classificar como Spam.

Para evitar qualquer imprevisto como esse procure enviar no máximo 400 a 600 convites por dia, e mesmo assim fique sempre atento em notificações de alerta do Facebook.

 

3 – Dê preferência para Conteúdos em vídeo

Quando você navega pelo Facebook grande parte da sua feed de notícias estará cheia de vídeos.

Isso acontece porque os conteúdos em vídeo no Facebook recebem até 400% mais engajamento do que um post com texto.



 

É sem dúvidas o melhor tipo de conteúdo para se focar no Facebook, caso queira mais engajamento e alcance .

De acordo com o relatório de rendimentos do Facebook do terceiro trimestre de 2016 apenas três milhões de negócios estão carregando conteúdo orgânico em vídeo no Facebook.

Esse mesmo relatório também confirma que mais de 60 milhões de negócios estão atualmente na rede social.

A conclusão é que grande parte das empresas que estão presentes no Facebook, ainda não utilizam conteúdos em vídeo na sua estratégia.

4 – Qualidade é melhor que Quantidade

Muitas empresas estão utilizando o Facebook simplesmente para distribuir “panfletos” online, elas contratam um estagiário ou até mesmo uma agência para criar uma imagem bonitinha com a sua marca e ficam postando no Facebook.

Esse tipo de comportamento tem gerado muita frustração nos empresários a respeito do Marketing Digital.

Temos atendido alguns clientes por aqui que chegam até nós com o seguinte discurso  “isso não da resultados para o meu negócio”.

É difícil para nós que atendemos diversas empresas dos mais variados segmentos e conseguimos alcançar resultados satisfatórios, aceitar esse discurso.

Então vem a pergunta, que tipo de estratégia vocês tem utilizado que não estão alcançando resultados?

Resposta Clássica: Nós estamos presentes em todas as redes sociais, postando 3 vezes por dia, isso há mais de 2 anos... (tom de frustração).

Ai eu pergunto, se não está trazendo resultados porque continua fazendo?

O problema do empresário é que ele ainda não sabe como fazer, e na maioria das vezes não tem um profissional capacitado para direcioná-lo e acaba tomando decisões apenas porque acha que vai dar certo ou porque está todo mundo fazendo.

O marketing digital nos dá uma vantagem muito grande de conseguir identificar precisamente o que está dando certo e o que não está funcionando e assim conseguimos mudar a estratégia até encontrar a melhor forma de atingir os resultados.

E depois que encontramos o melhor caminho, investimos toda energia para escalar os resultados...

Deixe-me dar um exemplo para que entenda melhor:

Segundo a Buffer (Empresa especializada em tráfego para Redes Sociais) a cada 20 minutos no Facebook, mais de um milhão de links são compartilhados.

Além do mais, 4.86 milhões de fotos são postadas e quase 800.000 atualizações de status são criadas.

Estamos nos afogando em um maremoto virtual de conteúdo.

A Buffer notou isso e quis fazer uma mudança no seu cronograma de post na sua página do Facebook. Eles começaram a cortar a frequência de postagens em 50%.

Eles estavam fazendo em média 4 posts por dia na sua Fanpage mas não estavam obtendo bons resultados.


E decidiram diminuir as postagens para uma ou duas vezes por dia, e perceberam que dessa forma conseguiram conduzir maiores taxas de alcance e melhor engajamento.

Identificaram então que quanto mais eles postavam menos alcance conseguiam.

No início de 2016, estavam postando quatro vezes mais conteúdos por dia, agora, veja o gráfico demonstrando o que aconteceu quando diminuíram a frequência em 2017:


O alcance semanal deles triplicou de 44.000 para mais de 150.000 pessoas no Facebook.

Tudo isso por terem cortado a frequência de postagens em 50%.

E além disso, também perceberam um grande aumento no engajamento das postagens.


A média diária de engajamento de suas postagens aumentou de 500 para mais de 1.000.

Esses resultados só foram possíveis através de muito trabalho desenvolvido por uma equipe de profissionais capacitados utilizando as ferramentas certas e uma estratégia pré-definida e planejada, “QUALIDADE é melhor que QUANTIDADE.”

Lembrando que isso NÃO é uma regra, foi preciso testar e analisar os dados corretos para se chegar a esta conclusão.

Bom agora que você aprendeu algumas estratégias de como pode utilizar sua página no Facebook de forma profissional é só colocar em prática.

Espero ter ajudado, acompanhe nossas Redes Sociais e se mantenha atualizado no mundo dos Negócios digitais.