4 dicas para utilizar o facebook
Os fãs
da sua página no Facebook não estão mais visualizando o conteúdo que você está
postando?Então todo trabalho e dinheiro investido para conseguir curtidas na
minha página foi perdido e agora quem curtiu minha página não está recebendo
meus posts?!
Esse
assunto tem tirado o sono de muitos empresários que investiram trabalho e
dinheiro para conseguir bombar páginas profissionais do Facebook ao longo dos
anos. Mas será mesmo que o Facebook seria capaz de fazer uma maldade dessas?
Neste
artigo vamos entender como essas mudanças afetam as páginas profissionais do
Facebook e o que podemos fazer para reverter esse cenário.
O que
aconteceu com Facebook?
Recentemente
Marck Zuckerberg divulgou em seu perfil algumas mudanças em relação à
publicações de páginas profissionais, essas mudanças deixaram muitos
profissionais que utilizam o Facebook em seus negócios muito preocupados.
(…)
As primeiras mudanças que você perceberá serão no Feed de Notícias, em que você
pode esperar ver mais seus amigos, família e grupos.
Na
medida que rodarmos essas mudanças, você verá menos conteúdo público como posts
de empresas, marcas e sites de notícias. E o conteúdo público que você receberá
seguirá os mesmos padrões — ele deve encorajar interações significativas entre
as pessoas.”
Isso
significa que o algoritmo (sistema inteligente) do Facebook dará preferência
para publicações de amigos e familiares mesmo que o usuário tenha curtido
alguma página profissional: Com isso será cada vez mais difícil publicações de
marcas ou empresas aparecerem no feed de notícias dos usuários.
O alcance orgânico
tem diminuído a cada ano
Em
2012 quando você publicava um conteúdo na sua Fanpage 17% em média das pessoas
que curtiram sua página recebiam esse conteúdo no seu feed.
Em
2018 estimasse que essa porcentagem tem chegado entre 2% e 0,8% isso significa
que se sua Fanpage tiver 100 fãs e você fizer uma postagem, apenas 2 pessoas em
média receberão seu conteúdo no feed de notícias.
E agora o que fazer?
Agora
que você entendeu que cada dia mais sua Fanpage alcançará menos pessoas de
forma orgânica, nós vamos te mostrar 4 dicas para você aplicar na sua página
profissional do Facebook para te ajudar a contornar isso.
1 - Conseguir Curtidas no
Facebook sem investir dinheiro
Essa
primeira dica parece algo óbvio mas acredite muitas empresas não utilizaram
dessa estratégia ainda para conseguir curtidas no Facebook de graça.
Quando
se inicia uma página profissional no Facebook o primeiro passo após ela estar
com a capa, foto de perfil e pelo menos 2 ou 3 postagens de conteúdo que
identifique do que se trata aquela página é Convidar seus amigos.
Sim
isso mesmo comece convidando as pessoas mais próximas de você, isso é possível
através do botão Convidar Amigos na sua página do Facebook.
É
muito simples de utilizar este recurso, mas temos casos de ótimos resultados de
páginas que alcançaram 100 mil curtidas apenas convidando os amigos do
Facebook.
Caso
você não queira convidar seus amigos ou se você não tem muitos amigos no
Facebook, pode também adicionar outros administradores (funcionário ou sócios)
à sua página, que também podem enviar convites para os amigos deles.
Basta
selecionar os amigos que você quer enviar o convite para Curtir sua Página e
clicar no botão “Enviar convites”. Podendo optar também para enviar o convite
personalizado por mensagens Inbox.
2 – Convide quem tem interesse
na sua Página
Você
acreditaria se eu te dissesse que é possível conseguir curtidas para sua página
de usuários mais engajados?
Sim é
possível! O Facebook oferece uma opção que poucos conhecem e utilizam o botão
Convidar para curtir pessoas que curtiram suas postagens.
Quando alguém engajar com o seu
conteúdo no Facebook, você pode atraí-los de volta para sua página, caso ainda
não sejam fãs.
Essa estratégia funciona pelo
seguinte motivo:
As pessoas que você convidar de
volta para sua página já demonstraram algum interesse no seu conteúdo orgânico.
Veja
passo a passo aqui como você pode fazer para conseguir mais curtidas para sua
página.
Você
faz um post na sua página normalmente e logo as pessoas começam a Curtir,
Comentar e compartilhar seu conteúdo, assim ele começa a alcançar os amigos dos
seus fãs que podem também curtir.
Quando
você clicar nas reações do seu post irá abrir uma janela como essa...
Então
é só enviar os convites e conseguir centenas de curtidas na sua página sem
investir dinheiro.
Mas
atenção com o limite de envios, o Facebook pode entender que você está
realizando alguma atividade suspeita e te classificar como Spam.
Para
evitar qualquer imprevisto como esse procure enviar no máximo 400 a 600
convites por dia, e mesmo assim fique sempre atento em notificações de alerta
do Facebook.
3 – Dê preferência para Conteúdos
em vídeo
Quando
você navega pelo Facebook grande parte da sua feed de notícias estará cheia de
vídeos.
Isso acontece porque os conteúdos em vídeo no Facebook recebem até 400% mais engajamento do que um post com texto.
É sem dúvidas o melhor tipo de conteúdo
para se focar no Facebook, caso queira mais engajamento e alcance .
De acordo com o relatório de rendimentos do Facebook do terceiro
trimestre de 2016 apenas três
milhões de negócios estão carregando conteúdo orgânico em vídeo no Facebook.
Esse mesmo relatório também confirma que mais de 60 milhões de negócios estão
atualmente na rede social.
A conclusão é que grande parte das empresas
que estão presentes no Facebook, ainda não utilizam conteúdos em vídeo na sua
estratégia.
4 – Qualidade
é melhor que Quantidade
Muitas empresas estão utilizando o Facebook
simplesmente para distribuir “panfletos” online, elas contratam um estagiário
ou até mesmo uma agência para criar uma imagem bonitinha com a sua marca e
ficam postando no Facebook.
Esse tipo de comportamento tem gerado muita
frustração nos empresários a respeito do Marketing Digital.
Temos atendido alguns clientes por aqui que
chegam até nós com o seguinte discurso
“isso não da resultados para o meu negócio”.
É difícil para nós que atendemos diversas
empresas dos mais variados segmentos e conseguimos alcançar resultados
satisfatórios, aceitar esse discurso.
Então vem a pergunta, que tipo de
estratégia vocês tem utilizado que não estão alcançando resultados?
Resposta Clássica: Nós estamos presentes em
todas as redes sociais, postando 3 vezes por dia, isso há mais de 2 anos...
(tom de frustração).
Ai eu
pergunto, se não está trazendo resultados porque continua fazendo?
O problema do empresário é que ele ainda
não sabe como fazer, e na maioria das vezes não tem um profissional capacitado
para direcioná-lo e acaba tomando decisões apenas porque acha que vai dar certo
ou porque está todo mundo fazendo.
O marketing digital nos dá uma vantagem
muito grande de conseguir identificar precisamente o que está dando certo e o
que não está funcionando e assim conseguimos mudar a estratégia até encontrar a
melhor forma de atingir os resultados.
E depois que encontramos o melhor caminho,
investimos toda energia para escalar os resultados...
Deixe-me dar um exemplo para que entenda
melhor:
Segundo a Buffer (Empresa especializada em
tráfego para Redes Sociais) a cada 20
minutos no Facebook, mais de um milhão de links são compartilhados.
Além
do mais, 4.86 milhões de fotos são postadas e quase 800.000 atualizações
de status são criadas.
Estamos
nos afogando em um maremoto virtual de conteúdo.
A Buffer
notou isso e quis fazer uma mudança no seu cronograma de post na sua página do
Facebook. Eles começaram a cortar a frequência de postagens em 50%.
Eles estavam fazendo em média 4 posts por
dia na sua Fanpage mas não estavam obtendo bons resultados.
E decidiram diminuir as postagens para uma
ou duas vezes por dia, e perceberam que dessa forma conseguiram conduzir
maiores taxas de alcance e melhor engajamento.
Identificaram então que quanto mais eles
postavam menos alcance conseguiam.
No início de 2016,
estavam postando quatro vezes mais conteúdos por dia, agora, veja o gráfico
demonstrando o que aconteceu quando diminuíram a frequência em 2017:
O alcance semanal deles triplicou de 44.000
para mais de 150.000 pessoas no Facebook.
Tudo isso por terem cortado a
frequência de postagens em 50%.
E além disso, também perceberam um
grande aumento no engajamento das postagens.
A
média diária de engajamento de suas postagens aumentou de 500 para mais de
1.000.
Esses
resultados só foram possíveis através de muito trabalho desenvolvido por uma
equipe de profissionais capacitados utilizando as ferramentas certas e uma
estratégia pré-definida e planejada, “QUALIDADE é melhor que QUANTIDADE.”
Lembrando
que isso NÃO é uma regra, foi preciso testar e analisar os dados corretos para
se chegar a esta conclusão.
Bom
agora que você aprendeu algumas estratégias de como pode utilizar sua página no
Facebook de forma profissional é só colocar em prática.
Espero ter ajudado, acompanhe nossas Redes Sociais e se mantenha atualizado no mundo dos Negócios digitais.