Não é novidade para ninguém que o avanço do mundo digital foi acelerado (e muito) com a pandemia. Mas antes mesmo do vírus se espalhar, empresas já exploravam essa crescente digital.
Uma coisa é fato: não existe um tamanho específico de empresa ou negócio para investir no digital.
Desde o vendedor que vai de porta em porta vendendo salgados até o CEO de uma multinacional, precisaram investir em tecnologia e em novos recursos para manter, reerguer ou mesmo alavancar seu empreendimento.
Mas independente dos avanços e circunstâncias que a pandemia impôs, temos que concordar em uma coisa: com a forte crescente dos negócios digitais e a alta migração de empresas físicas para meios remotos, o marketing digital também ficou mais em evidência do que nunca.
Não importa o tamanho da empresa, se quiser prosperar tem que investir no marketing digital. O ano de 2020 nos mostrou isso, mas em 2021 essa teoria se consolidou.
A quantidade de pessoas que migraram de um empreendimento físico para um negócio digital e tiveram resultados que nunca imaginaram que teriam foi (e ainda é) imensa, provando a importância do marketing digital para qualquer negócio.
Mas calma, é injusto só te falar que o marketing digital pode alavancar seu negócio e não te explicar o porquê, não é mesmo?
Imagine que você tem uma loja de chinelos no seu bairro, ou se você já tem um negócio e não expandiu para o digital ainda, imagine a situação com o seu próprio produto.
Pode parecer uma pergunta idiota, mas você escolheria vender chinelos apenas para clientes do seu bairro ou da cidade inteira? Acredito que para a cidade toda, não é mesmo? Afinal, quanto mais clientes, mais lucro. Em outras palavras, é possível dizer que investir em marketing digital é aumentar o alcance da sua marca e/ou produto. É como anunciar em um outdoor gigante e ainda poder selecionar o público que o verá.
Existem diversas ferramentas e técnicas que englobam o marketing digital e que você deve considerar na hora de iniciar sua campanha. Tráfego pago, tráfego orgânico, SEO, análise de resultados e performance, marketing de conteúdo. Essas são algumas das ferramentas que podem fazer seu negócio gerar resultados que você sequer imaginou um dia conseguir, cada uma com uma função específica na consolidação do seu negócio digital.
Imagine poder saber quem realmente está disposto a comprar seu produto e fazer uma campanha focada, sem gastar dinheiro a toa em propagandas e anúncios que você não sabe quando terá resultado (ou se algum dia terá). E se você pudesse vender apenas fazendo postagens em redes sociais com conteúdos de valor para seu público? Já pensou colocar a sua empresa ou produto no topo de buscas do Google? Você pode tudo isso com o marketing digital, independente do tamanho ou área de atuação da sua empresa.
Dessa forma, parece até exagero, o sonho de consumo de todo empreendedor. Mas na verdade é assim que o marketing digital funciona, e cenários como esses são mais comuns do que você pode imaginar. E até de se surpreender quem ainda não migrou ou expandiu seu negócio para o mercado digital, também chamado de e-commerce.
É compreensível não saber ou não conhecer a potencialidade desse tipo de mercado. Mas agora que você já sabe, será um erro não aproveitá-lo.
A última dica desse artigo é: não basta conhecer e entender o funcionamento do marketing digital. Não basta apenas querer migrar ou expandir seu negócio para o digital. Você precisa do direcionamento de quem entende do assunto, de quem foi pioneiro no ramo de negócios digitais muito antes de estourar de vez durante a pandemia. Conheça os serviços da Web Thomaz e veja o que podemos fazer pelo seu negócio, seja ele digital ou não.