Se você gerencia uma Página do Facebook, com certeza, notou uma queda na quantidade de pessoas que visualizam suas publicações orgânicas e interagem com elas nos últimos tempos.
Essa caída de alcance orgânico, por mais assustador que pareça, já vem acontecendo desde 2014. Profissionais de marketing começaram a perceber a situação e reclamar, ocasionando uma resposta do Brian Bolan, vice-presidente de Tecnologia de Publicidade do Facebook.
"Ao longo dos últimos meses, li artigos e respondi a perguntas de muitas pessoas preocupadas com o declínio no alcance orgânico de suas Páginas do Facebook", escreveu Boland em junho de 2014.
Ele continuou: "Meus colegas e eu no Facebook entendemos que isso tem sido um problema para muitas empresas, e estamos comprometidos em ajudá-lo a entender o que está gerando essa mudança..."
Existem dois principais motivos para o caimento no alcance orgânico.
Primeiro, envolve um simples fato, há simplesmente conteúdo demais sendo publicado no Facebook, tornando a visibilidade no Feed de Notícias cada vez mais competitiva.
Você mesmo pode ter percebido essa mudança, pois alguns anos atrás, compartilhar momentos e experienciais importantes, matérias interessantes, fotos e vídeos era uma tarefa um tanto mais trabalhoso. Hoje, por conta um pouco dos smartphones, esses conteúdos podem ser compartilhados com apenas um toque na tela.
Agora existe muito mais conteúdo sendo compartilhado do que tempo para o consumir. Como resultado, competição no Feed de Notícias está crescendo e se tornando mais difícil para cada post ganhar espeço em destaque.
O segundo motivo, é que o Facebook está intencionalmente tentando mostrar às pessoas conteúdos que são mais relevantes para eles, em vez de exibir todo o conteúdo disponível, oferecendo uma melhor experiência ao usuário.
A boa notícia nisso tudo, é que o Feed de Notícias se tornou mais envolvente para as pessoas, mesmo que a quantidade de conteúdo publicado tenha aumentado.
Você provavelmente já ouviu ou se perguntou sobre esse assunto.
A medida que o Facebook acabou se tornando uma plataforma de marketing pago do que orgânico, os donos da Páginas perceberam que precisam pagar por anúncios (impulsionar) para alcançar um número de fãs maior, mesmo que esses fãs tenham ao que parece, optado por ver as publicações da empresa, curtindo sua Página.
O Facebook negou isso. A resposta de Boland foi:
Não. Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência para as pessoas que usam o Facebook. Nós acreditamos entregar a melhor experiência também beneficia os donos de empresas que estão no Facebook. Se as pessoas são mais ativas e envolvidas em histórias que aparecem no Feed de notícias, elas têm mais chances de agir da mesma forma com o conteúdo de negócios.
Para o Facebook, encher o Feed de Notícias com publicações só porque a Página tem muitas curtidas e está publicando de forma produtiva simplesmente não é uma ideal experiência ao usuário.
O Facebook está incentivando tornar a publicidade paga mais eficiente do que usá-las como um canal de transmissão gratuito. Então, se você quer alcançar seu público-alvo, precisará complementar seus esforços orgânicos com um anúncio pago.
Apesar disso, o conteúdo orgânico ainda tem valor no Facebook. Páginas que publicam um ótimo conteúdos, por exemplo, algo que ensina as pessoas, geram entretenimento, as fazem refletir, ou que adicione valor à vida delas, ainda podem alcançar pessoas no Feed de Notícias por isso invista em conteúdos de qualidade.
Assim como qualquer plataforma de publicidade (TV, rádio, outdoor, jornais, entre outros), é muito mais eficiente quando as empresas investem no Facebook para atingir seus objetivos. Sua empresa, nem sempre vai aparecer na primeira página de um mecanismo de busca - Google, por exemplo exceto se você pague para estar nesse espaço.
No Facebook, anúncios permitem com que seu post alcance mais pessoas e com muita mais precisão do que um conteúdo orgânico.
Mas lembre-se, o Facebook continua mudando constantemente, muitas vezes para melhor. O Facebook nunca fica parado em termos de inovação, portanto, não fique sempre na mesma estratégia.