COMO DEFINIR PÚBLICO E PERSONA DO SEU NEGÓCIO

A Persona do seu negócio nada mais é do que um personagem fictício individual com as características da maior parte dos seus clientes (o público). É como um padrão usado para ajudar a definir suas estratégias de marketing (canais, design, linguagem, principais necessidades dos clientes, abordagem, etc.).


O Público, por sua vez, é o grupo abrangente com as características da sua Persona, ou seja, um determinado número de pessoas com que atendem os requisitos da sua campanha.



De forma mais didática, a Persona pode ser identificada como: dona de pequena empresa no ramo de alimentos orgânicos, 35 anos, brasileira, solteira, com faturamento mensal entre 40 e 50 mil, leva uma vida saudável e gosta de praticar exercícios físicos. Enfrenta problemas de desperdício com os alimentos não vendidos em sua empresa e possui dificuldades em encontrar fornecedores de qualidade.


Já o Público, pode ser definido da seguinte forma: 

  • Formação ou ocupação: donos de pequena empresa

  • Idade: entre 25 e 45 anos

  • Gênero: homens e mulheres

  • Localidade: Cascavel e região


Com Persona e Públicos bem definidos, é possível realizar uma campanha de marketing muito mais assertiva, ajustando sua mira para acertar o alvo com precisão, com a melhor estratégia, melhor comunicação, melhores condições de ofertas, maiores possibilidades de análise de resultados e muito mais.


São técnicas simples e tempo investido que com certeza valerão a pena lá na frente. Definir a Persona e o Público do seu negócio, é basicamente definir para quem você quer vender e encontrar a melhor maneira de atingir esse grupo.